MtGox afirma ter encontrado 200 mil bitcoins perdidos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/03/2014 às 14:58

Foto: Reprodução/ CoinDesk.com Foto: Reprodução/ CoinDesk.com

Ex-maior mercado de bitcoins do mundo, a japonesa MtGox afirmou nessa quinta (20) ter encontrado 200 mil bitcoins perdidos. O valor chega a 115 milhões de dólares, afirmou a empresa em um comunicado. A quantia foi entregue ao conselho da companhia, que está em processo de falência.

A descoberta aconteceu durante um reescaneamento de velhas carteiras de bitcoins, iniciado após a recuperação civil do MtGox. O conselho da companhia é responsável por essa reabilitação da bolsa. O dinheiro foi enviado para uma carteira offline, por segurança, e comunicado às autoridades japonesas.

Esse valor ainda é pequeno perto do que o MtGox afirma ter "perdido" no mês passado. Foram cerca de 850 mil bitcoins que estavam armazenados na plataforma e que foram, supostamente, roubados por invasores hackers. Com isso, a moeda virtual sofreu instabilidades e levou a MtGox a iniciar falência.

Depois do episódio, o governo japonês anunciou que irá publicar medidas para regular o uso do bitcoin, tratado agora como mercadoria.