Japão deve anunciar plano de taxação de bitcoins

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/03/2014 às 14:21

Foto: Divulgação/Bitcoin.org. Foto: Divulgação/Bitcoin.org.

O governo japonês espera elaborar um plano para regularizar as transações em Bitcoins no país. Fontes ouvidas por agências de notícias nesta quarta (5) disseram que autoridades japonesas esperam criar uma taxação sobre os usuários.

As mesmas fontes disseram que não há expectativa que as autoridades reconheçam o Bitcoin como moeda. Se for concretizado, esse plano para as transações seria o tratamento mais sofisticado que o Bitcoin já recebeu. Basta lembrar que ele foi proibido em alguns países como Rússia e China.

Esse plano deverá ser anunciado no final dessa semana.

Esse plano acontece depois do Japão ficar em evidência depois que o MtGox, o maior site de transações de Bitcoins, sumir com o dinheiro de todos os usuários - algo estimado em mais de 500 milhões de dólares. A plataforma pediu concordata na semana passada. A companhia alegou na sexta passada que foi vítima de um furto.

Para se ter uma ideia, o MtGox chegou a movimentar 80% das transações com a moeda.

O ex-diretor do banco Morgan Stanley, Tsutomu Okubo veio a público para pedir explicações ao governo japonês. Ele pediu que fosse esclarecido se o Bitcoin será ou não reconhecido como moeda. [Com agências internacionais e Folha]