Outubro Rosa: saiba como você pode ajudar o movimento com doações ao longo de todo o ano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/10/2017 às 11:44
Outubro Rosa é o movimento cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay)
Outubro Rosa é o movimento cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Outubro Rosa é o movimento cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay)

O grau de informação, a atitude e o estilo de vida do brasileiro em relação ao câncer foram mapeados, de forma inédita nacionalmente, pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), que entrevistou mais de 1,5 mil pessoas, com mais de 18 anos nos 26 Estados e Distrito Federal. Segundo a pesquisa, divulgada na última terça-feira (24), o grau de entendimento sobre o câncer de mama é impactado por movimentos como o Outubro Rosa – campanha que acende não só o alerta para atitudes que influenciam o diagnóstico precoce, mas também despertam o sentimento de solidariedade na população.

Leia também:

‘O câncer de mama não é o centro da minha vida’, diz advogada ao compartilhar experiências contra doença

Mais da metade das pacientes em PE só começam a tratar o câncer de mama após prazo legal

Nesse contexto, o apoio ao movimento é contagioso e estimula a empatia, o desejo de ajudar o próximo e levantar a autoestima das pacientes afetadas por um tumor que responde por 28% dos casos novos de câncer a cada ano e, assim, torna-se o mais comum no sexo feminino (depois do de pele não melanoma). “O câncer de mama é uma doença democrática, atinge todas as classes sociais, várias faixas etárias e, por ser mutilante, sensibiliza bastante”, destaca o oncologista Cláudio Ferrari, diretor da SBOC.

O depoimento do médico nos leva a refletir como cada um de nós deve trazer o Outubro Rosa (e várias outras campanhas) para a nossa rotina ao longo de todos os anos. É hora de colocarmos a conscientização sobre o câncer e o sentimento de solidariedade na nossa agenda diária porque são caminhos essenciais para transformar vidas.