Outubro Rosa: acesso a atendimento é maior desafio contra o câncer de mama no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/10/2017 às 12:13
Outubro Rosa começa neste domingo com série de atividades para conscientizar população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay)
Outubro Rosa começa neste domingo com série de atividades para conscientizar população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Outubro Rosa começa neste domingo com série de atividades para conscientizar população sobre o câncer de mama (Foto ilustrativa: Pixabay)

Quebrar as barreiras do medo e encorajar as mulheres na luta pelo direito a diagnóstico e a tratamento adequados são metas da campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama neste Outubro Rosa. É preciso derrubar obstáculos que ainda fazem cerca de 30% das brasileiras com câncer de mama receberem o diagnóstico quando a doença está localmente avançada – um estágio em que a chance de cura é pequena.

Leia também:

Outubro Rosa: Começa o mês de conscientização e combate ao câncer de mama

‘O câncer de mama não é o centro da minha vida’, diz advogada ao compartilhar experiências contra doença

Colocar caminhões, nos espaços públicos, equipados com mamógrafo móvel pode fazer algum efeito? Pode ser melhor do que nada. Mas para fisgar o tumor, é preciso ir além. Oferecer mamografia e dar o resultado no curto espaço de tempo são detalhes importantes, por exemplo. Fazer a busca ativa das pacientes para que não escapem da rede de cuidado (aquela que garante a continuidade entre o diagnóstico e o tratamento) é primordial.

Assista ao programa, na TV JC, sobre câncer de mama:

Certa vez, durante uma entrevista, escutamos da oncologista Jurema Telles que o paciente com câncer precisa ser “chipado” – uma metáfora para designar que é preciso oferecer possibilidades para se seguir todo o percurso de cuidado. Seria sonhar demais? Não. Seria apenas garantir o direito básico à saúde.