Fique atento aos cuidados na hora de manusear fogos de artifício com as crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/06/2017 às 15:05
Cuidados com os fogos de artifício para evitar queimaduras começam ainda no ato da compra (Foto: Divulgação)
Cuidados com os fogos de artifício para evitar queimaduras começam ainda no ato da compra (Foto: Divulgação) FOTO: Cuidados com os fogos de artifício para evitar queimaduras começam ainda no ato da compra (Foto: Divulgação)

Em tempos de festas juninas, nunca é demais reforçar os cuidados que devemos ter ao manusear fogos de artifício, principalmente se a brincadeira envolverá a presença de crianças. Para evitar queimaduras ou minimizar os danos causados por essas lesões na pele, os especialistas reforçam algumas cautelas que começam ainda no ato da compra dos fogos.

Leia também:

» Microagulhas ajudam a tratar cicatrizes após queimaduras

» Colírio anti-inflamatório pode tratar queimadura no olho, aponta estudo

» Atendimento personalizado para pessoas com queimaduras é ampliado em Pernambuco

» Confira os hospitais que oferecem tratamento gratuito para rugas, acne, estrias e manchas na pele

Na hora de comprar os fogos de artifício, a primeira dica é observar a data de validade e a condição de armazenamento do produto. Outra recomendação é evitar utilizar materiais de fabricação caseira. Na hora de soltar os fogos, eles devem ser segurados com as mãos e disparados ao ar livre, longe de árvores e da rede elétrica. Também é importante não tentar acender os fogos que falharem e não apontá-los na direção de outras pessoas.

Até o traque de massa, aparentemente inofensivo, pode causar acidentes, pois é difícil a criança manusear apenas um traque de massa. “Quando há um somatório da carga de pólvora, esses fogos se tornam tão perigosos quanto bombas ou rojões. Todos são prejudiciais à integridade física e merecem atenção redobrada, sobretudo quando manuseados por crianças", alerta o cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos.

O cuidado não se resume apenas à noite de festa. No dia seguinte, as cinzas que restaram da fogueira ainda podem causar queimaduras. Remova-as com atenção e longe das crianças. Mas, se mesmo com todos os cuidados, ocorrer queimadura, a principal recomendação é a seguinte: lavar imediatamente o local com água corrente. Gelo, pomada, sabão, manteiga ou qualquer outro produto que não tenham sido prescritos por um médico não devem ser colocados na região queimada. "O ideal é orientar a criança para que ela não toque a área queimada e procure atendimento médico o quanto antes para que o profissional possa avaliar o quadro e determinar o tratamento correto", reforça o especialista.