publicidade
03/05/17
A dermatologia cosmiátrica é voltada à realização de procedimentos e tratamentos com a finalidade de manter a melhora da aparência da pele (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
A dermatologia cosmiátrica é voltada à realização de procedimentos e tratamentos com a finalidade de manter a melhora da aparência da pele (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Confira os hospitais que oferecem tratamento gratuito para rugas, acne, estrias e manchas na pele

03 / maio
Publicado por Cinthya Leite em Bem-estar - 03/05/2017 às 9:51

A população que precisa se submeter a cuidados estéticos e procedimentos cosméticos para rejuvenescimento, tratamento de rugas, estrias, cicatrizes de acne e manchas pode procurar atendimento em quatro hospitais credenciados à Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pernambuco (SBD-PE), que oferece serviços gratuitos às pessoas que possuem doenças e problemas que devem ser acompanhados por um dermatologista. “Também fazemos aplicação de toxina botulínica (para rugas), peelings e laser para rejuvenescimento e ajudar a tratar olheiras e rosácea”, informa a vice-presidente da SBD-PE, Misia Martins.

Leia também:

Rugas e marcas de expressão podem ser suavizadas com tratamento fonoaudiológico

Estudo destaca potencial do jucá contra rugas e manchas na pele

Microagulhas ajudam a tratar cicatrizes após queimaduras

Preceptora da Residência Médica em Dermatologia do Hospital Otávio de Freitas (em Tejipió, Zona Oeste do Recife), ela destaca que os procedimentos para rejuvenescimento, como tratamentos de rugas e manchas, são os mais procurados pelas mulheres. Já as cicatrizes de acne são o motivo que mais leva os homens ao ambulatório. “Trata-se de um serviço importante porque oferece tratamento de qualidade com segurança e sempre conduzido pelo médico especialista.”

O agendamento regular, segundo Misia Martins, é feito no setor de marcação uma vez por mês. “Se o paciente não vem encaminhado de outra unidade (como posto de saúde), recomenda-se vir com o Cartão SUS ao hospital e procurar saber o dia do mês em que a marcação será aberta. Na dermatologia, esse agendamento não é difícil. Há, pelo menos, dois profissionais por turno”, esclarece a dermatologista.

A dermatologista Misia Martins informa que, no Hospital Otávio de Freitas, também é oferecido atendimento para emergência dermatológica (casos de reação a medicamentos, vermelhidão e infecções na pele). Basta o paciente levar o Cartão SUS e chegar até as 7h30, às quartas-feiras (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
A dermatologista Misia Martins informa que, no Hospital Otávio de Freitas, também é oferecido atendimento para emergência dermatológica (casos de reação a medicamentos, vermelhidão e infecções na pele). Paciente deve levar o Cartão SUS e chegar até as 7h30, às quartas-feiras (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Para realizar os procedimentos cosméticos, Misia Martins salienta que o ambulatório no Hospital Otávio de Freitas conta com parcerias e doações de insumos. “Empresas de laser cedem equipamentos, enquanto os laboratórios fornecem medicamentos, cremes de proteção após realização de procedimentos, protetores solares e sabonetes. Oferecemos tratamentos reconhecidamente eficazes e seguros.”

É realizada uma média de 20 a 30 consultas por semana no setor de cosmiatria do Hospital Otávio de Freitas. “E fazemos 12 procedimentos de laser por mês. Há fila de espera, mas convocamos os pacientes quando recebemos os materiais. Para peeling químico, a espera é pequena. Depois do preparo adequado da pele, o procedimento é feito entre 20 e 30 dias”, diz Misia Martins.

A secretária Girlene Ferreira de Albertim, 46 anos, é uma das pacientes que recebem acompanhamento no Serviço de Dermatologia do Hospital Geral Otávio de Freitas. Ela é beneficiada com tratamento para acne e manchas. Além disso, já passou por preenchimento com ácido hialurônico (corrige rugas finas e sulcos). “É um trabalho que resgata a autoestima. Não encontrei resistência para marcar as consultas e recebi os produtos pelo serviço”, conta Girlene, que ontem passou por procedimento cirúrgico para tratar rugas.

Além do Hospital Geral Otávio de Freitas, oferecem tratamentos estéticos o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (ambos em Santo Amaro), o Imip (bairro dos Coelhos) e o Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária). Já no Centro de Estudos Dermatológicos do Recife, não há marcação exclusiva para estética.

Estética no SUS - 03052017


FECHAR