Prazo para inscrição no FormaSUS termina na próxima segunda-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/06/2017 às 17:42
Até o momento, mais de 6,7 mil pessoas se inscreveram no programa que oferece bolsas de ensino superior (Foto ilustrativa: Pixabay)
Até o momento, mais de 6,7 mil pessoas se inscreveram no programa que oferece bolsas de ensino superior (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Até o momento, mais de 6,7 mil pessoas se inscreveram no programa que oferece bolsas de ensino superior (Foto ilustrativa: Pixabay)

Termina na próxima segunda-feira (19) o prazo para inscrição no FormaSUS, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que oferece bolsas de ensino integrais em cursos de nível superior. As inscrições devem ser feitas pelo site formasus.saude.pe.gov.br. Pode concorrer a uma vaga quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas ou em privadas como bolsista integral. Até o momento, mais de 6,7 mil pessoas se inscreveram no programa.

Ao todo, são 101 bolsas oferecidas no seguintes cursos: medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. As 101 vagas são para 17 instituições de ensino superior localizadas em 7 municípios: Recife, Olinda, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível utilizar a nota apenas dos anos de 2015 ou 2016.

Este ano o candidato poderá concorrer a uma vaga colocando como opção mais de uma instituição ou turno, escolhendo o mesmo curso. Não é possível se candidatar para graduações diferentes. No site, os alunos podem checar o edital do FormaSUS, arquivo com perguntas frequentes e manual explicativo com o passo a passo de como fazer toda a inscrição.

O resultado preliminar do certame sairá em 30 de junho. Os recursos poderão ser feitos nos dias 3 e 4 de julho.

Programa

Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está no seu sexto ano de existência. Entre 2012 e 2016, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada dois anos também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico. Desde 2012, foram 566 bolsas. Para essa modalidade, a próxima seleção será em 2018.