Saúde oferta 101 bolsas integrais em cursos de nível superior em PE; inscrições estão abertas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/06/2017 às 11:43
FormaSUS oferta as bolsas de estudo para quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas como bolsista integral (Foto ilustrativa: Pixabay)
FormaSUS oferta as bolsas de estudo para quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas como bolsista integral (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: FormaSUS oferta as bolsas de estudo para quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas como bolsista integral (Foto ilustrativa: Pixabay)

O FormaSUS, programa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que oferta bolsas de estudo para quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em escolas privadas como bolsista integral, oferece 101 bolsas integrais de estudo em cursos superiores na área de saúde. Há vagas nos cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. As vagas são para 17 instituições de ensino superior localizadas em sete municípios: Recife, Olinda, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada.

Leia também:

Enem: Como os jovens devem lidar com estresse e ansiedade às vésperas das provas

Uso recreativo: Jovens usam medicamentos para impotência sexual de forma abusiva

As inscrições, gratuitas e feitas pelo formasus.saude.pe.gov.br, já estão abertas e seguem até as 23h59 do dia 19 de junho. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de maio, também está disponível no portal.saude.pe.gov.br. O programa ainda está disponibilizando um material com perguntas frequentes para auxiliar os candidatos nesse processo.

O candidato poderá concorrer a uma vaga colocando como opção mais de uma instituição ou turno, escolhendo o mesmo curso. Não é possível se candidatar para graduações diferentes. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível utilizar apenas nota dos anos de 2015 ou 2016.

O resultado preliminar do certame sairá em 30 de junho. Os recursos poderão ser feitos nos dias 3 e 4 de julho.

Saiba mais

Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está no seu sexto ano de existência. Entre 2012 e 2016, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada dois anos, também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico. Desde 2012, foram 566 bolsas. Para essa modalidade, a próxima seleção será em 2018.

Entre 2012 e 2016, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já possibilitou que mais de 1 mil pessoas ingressarem em cursos de saúde dos níveis médio e superior, auxiliando na formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS).