Risco: 68% dos brasileiros tomam remédio por conta própria; analgésicos são os mais procurados

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/05/2017 às 13:37
Pesquisa destaca que, entre os medicamentos mais consumidos por conta própria, estão os analgésicos e os anti-inflamatórios (Foto: Free Images)
Pesquisa destaca que, entre os medicamentos mais consumidos por conta própria, estão os analgésicos e os anti-inflamatórios (Foto: Free Images) FOTO: Pesquisa destaca que, entre os medicamentos mais consumidos por conta própria, estão os analgésicos e os anti-inflamatórios (Foto: Free Images)

Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa e inteligência da NZN, voltada a soluções em publicidade e comunicação, traçou o perfil das pessoas que se automedicam. De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros tomam remédio por conta própria - uma atitude que oferece riscos.

Segundo o Ministério da Saúde, quase 60 mil internações causadas por automedicação foram registradas no Brasil entre 2009 e 2014.

Leia também:

Uso indiscriminado de descongestionantes nasais e antigripais pode fazer mal à saúde

Automedicação em caso de gripe ou resfriado pode causar problemas à saúde

A pesquisa ainda aponta que 37% dos brasileiros procuram os sintomas na internet quando se sentem mal.

O levantamento, feito com cerca de 2,5 mil brasileiros, também destacou os medicamentos mais consumidos por conta própria: os analgésicos (88%), os anti-inflamatórios (67%) e os antiácidos (48%).

Já os menos consumidos são os medicamentos homeopáticos (7%), os controlados (5%) e os usados para emagrecer (5%) - as duas últimas categorias incluem medicações vendidas sob prescrição e com retenção de receita. Apesar disso, os antibióticos, que também são vendidos sob as mesmas regras, foram citados por 24% dos pesquisados.