Gripe: Pernambuco imuniza quase 9% do público-alvo e atualiza calendário de vacinação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/05/2017 às 17:36
Além da imunização contra a influenza, é possível atualizar a caderneta de vacinas para quem estiver com alguma dose em aberto. Campanha segue até o dia 26 de maio (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem)
Além da imunização contra a influenza, é possível atualizar a caderneta de vacinas para quem estiver com alguma dose em aberto. Campanha segue até o dia 26 de maio (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem) FOTO: Além da imunização contra a influenza, é possível atualizar a caderneta de vacinas para quem estiver com alguma dose em aberto. Campanha segue até o dia 26 de maio (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem)

Até a manhã desta quinta-feira (4), um total de 206.594 mil pessoas haviam sido imunizadas em Pernambuco contra a gripe, seguindo o calendário da campanha nacional de vacinação contra a influenza. O número representa 8,8% do público total (mais de 2,3 milhões de pessoas). A mobilização segue até o dia 26 de maio. Vale reforçar que, além da imunização contra a influenza, é possível atualizar a caderneta de vacinas para quem estiver com alguma dose em aberto.

Leia também:

» Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

» Nova variante do vírus H1N1 leva à reformulação das vacinas contra gripe para 2017

» Confira 7 mitos e verdades sobre a gripe H1N1

» H1N1: Vacina contra gripe pode oferecer proteção contra pneumonia na infância

Podem se vacinar contra a influenza: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. A vacinação é feita em uma dose, exceto para menores de 9 anos, que devem tomar uma segunda 30 dias após a primeira.

Os adultos e idosos, por exemplo, podem aproveitar as idas aos postos de saúde para saber se estão em dia com a vacina contra a hepatite B e a dT (difteria e tétano). Já os pais das crianças devem ficar atentos às doses contra hepatite A, meningocócica C e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

"O Brasil possui calendários de vacinação para todos os públicos, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. As vacinas estão disponíveis de rotina e têm seu tempo correto para serem feitas. Nesse momento de campanha, a população pode aproveitar para, além de ser imunizada contra a influenza, já conversar com as equipes dos postos para saber se há alguma outra vacina que precisa tomar. Para isso, é essencial levar a caderneta de vacinação, que é um documento importante e que deve ser guardado com todo o cuidado", diz a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.