Pesquisa revela principais hábitos que prejudicam a saúde oral

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2017 às 17:26
Pesquisa revelou que os brasileiros estão entre as pessoas que mais desconhecem as práticas corretas de saúde oral (Foto ilustrativa: Pixabay)
Pesquisa revelou que os brasileiros estão entre as pessoas que mais desconhecem as práticas corretas de saúde oral (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Pesquisa revelou que os brasileiros estão entre as pessoas que mais desconhecem as práticas corretas de saúde oral (Foto ilustrativa: Pixabay)

No mês em que é marcado o Dia Mundial da Saúde Oral (lembrado no dia 20 de março), a FDI World Dental Federation divulgou uma pesquisa realizada em 12 países sobre a relação entre o que as pessoas acreditam que sejam bons hábitos de saúde oral e o que elas realmente fazm para deixar os cuidados em dia. O número total da amostra foi de 12.849 adultos acima de 18 anos. O trabalho de campo foi realizado entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2017. A pesquisa, feita online, revelou que os brasileiros estão entre as pessoas que mais desconhecem as práticas corretas de higiene bucal.

Leia também:

» Cuidados com a saúde bucal infantil devem começar no primeiro ano de vida

» Pesquisa investiga relação entre alimentação e saúde bucal

» Proteste lança cartilha com orientações sobre saúde bucal

» “Prevenção é a forma eficiente e econômica para manter a saúde bucal”

Oito países informaram que 50% ou mais das pessoas entrevistadas acreditam ser importante escovar os dentes logo após as principais refeições. O Brasil, México, Egito e Polônia foram os países que mais indicaram essa prática incorreta de saúde oral (84%, 81%, 62% e 60%, respectivamente). A FDI recomenda esperar pelo menos 30 minutos após a refeição para escovar os dentes, para evitar o desgaste do esmalte dos dentes.

A maioria dos países entrevistados acredita – de maneira equivocada – que enxaguar a boca com água após a escovação é importante; o Brasil, África do Sul, México, Índia e Canadá são os países que mais praticam esse mito (77%, 75%, 73%, 67% e 67%, respectivamente). Na verdade, recomenda-se não enxaguar a boca logo após a escovação, para permitir a máxima exposição ao flúor, o que otimiza seus efeitos preventivos.

Quase metade da população entrevistada na Índia, África do Sul, Brasil e Polônia (52%, 49%, 48% e 42%, respectivamente), acredita que tomar suco de frutas em vez de bebidas efervescentes é mais importante para a boa saúde oral. No entanto, o suco de frutas também pode conter grandes quantidades de açúcar, que pode causar cáries. A FDI recomenda consumir o mínimo de bebidas com açúcar como parte de uma direta saudável e balanceada.

O levantamento, conduzido pela YouGov a pedido da FDI, também apontou que 77% das pessoas entrevistadas concordam que ir ao dentista uma vez ao ano é um bom hábito de saúde oral, mas apenas 52% tendem a fazer isso. Apenas 28% dos entrevistados identificaram o consumo moderado de bebidas alcoólicas como algo importante para a boa saúde oral.

"Os resultados dessa pesquisa mostram uma discrepância alarmante entre o conhecimento e as práticas reais de boa saúde oral", afirmou o Dr Patrick Hescot, presidente da FDI. "Queremos que todos assumam o controle de sua saúde oral no Dia Mundial da Saúde Oral e entendam que, ao adotar bons hábitos de higiene oral, evitar fatores de risco e fazer exames odontológicos regulares, podem ajudar a proteger sua boca. Uma boca saudável nos permite falar, sorrir, cheirar, degustar, tocar, mastigar, engolir e transmitir várias emoções com confiança e sem dor, desconforto e doenças. A boa saúde oral é importante e leva a uma melhor qualidade de vida", ressalta.

O Dia Mundial da Saúde Oral (DMSO) foi lançado pela FDI World Dental Federation para aumentar a conscientização global sobre a prevenção e o controle de doenças odontológicas.