Cuidados com a saúde bucal infantil devem começar no primeiro ano de vida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/05/2016 às 14:14
crianca-235 FOTO:

Imagem de menina sorrindo (Foto: Photl.com) Especialistas alertam para importância da saúde bucal dos pequenos. Cuidados podem começar antes mesmo da erupção dos dentes (Foto ilustrativa: Photl.com)

Incentivar os pequenos a adotar hábitos saudáveis é um dos desafios da maternidade. E quando o assunto é saúde bucal, os cuidados devem começar na rotina dos filhos ainda no primeiro ano de vida, com atitudes preventivas que vão muito além da escovação. Os especialistas alertam, inclusive, que os cuidados com a higiene bucal podem começar antes mesmo da erupção dos dentes.

Leia também:

» Confira dicas para manter o esmalte dos dentes saudável

» Pesquisa investiga relação entre alimentação e saúde bucal

» Proteste lança cartilha com orientações sobre saúde bucal

De acordo com recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), a primeira visita ao dentista deve ocorrer perto do primeiro aniversário da criança. No consultório, o profissional de odontologia poderá orientar sobre a escolha da escova correta para cada faixa etária, como deve ser feita a escovação e acompanhar o desenvolvimento dos dentes.

"Após a amamentação ou uso da mamadeira, a mãe deve limpar a gengiva do bebê com um pano umedecido em soro fisiológico ou água limpa. A escovação pode ser introduzida a partir do primeiro dente, com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e pasta de dente sem flúor", explica a dentista Andrea Figueiredo, superintendente executiva da SulAmérica Odonto.

A alimentação da criança também deve ser observada de perto pelos responsáveis. consumo exagerado de açúcar, aliado a uma higiene bucal deficiente, pode propiciar o surgimento de cáries, periodontite (gengivite mais severa) e, em casos mais graves, até perda de dentes. "Manter os cuidados com a boca desde cedo faz com que a criança dificilmente esqueça os conceitos básicos da higiene bucal e carregue a importância desse cuidado para a vida adulta”, finaliza.