Alunos de odontologia da UFPE lançam cartilha de saúde bucal para cegos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/01/2017 às 8:00
Cartilha de saúde bucal para cegos foi traduzida para a linguagem braille pela Associação Pernambucana de Cegos (Foto ilustrativa: Free Images)
Cartilha de saúde bucal para cegos foi traduzida para a linguagem braille pela Associação Pernambucana de Cegos (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Cartilha de saúde bucal para cegos foi traduzida para a linguagem braille pela Associação Pernambucana de Cegos (Foto ilustrativa: Free Images)

Estudantes do terceiro período do curso de odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) elaboraram uma cartilha de saúde bucal para cegos. O trabalho, em parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (Apec), será lançado nesta segunda-feira (23), às 11h, no auditório do curso. O evento será aberto ao público.

Leia também:

» Cuidados com a saúde bucal infantil devem começar no primeiro ano de vida

» Pesquisa investiga relação entre alimentação e saúde bucal

» Proteste lança cartilha com orientações sobre saúde bucal

Com orientação do professor Saulo Santos, a cartilha visa promover a saúde bucal para a comunidade cega, auxiliando essa população no acesso às práticas relacionadas à saúde bucal. O informativo, elaborado no segundo semestre de 2016, foi traduzido para a linguagem braille por membros da Apec.

"Esta iniciativa é uma atividade que põe em prática a política nacional de humanização, sensibiliza, estimula e aponta a necessidade do cuidado para uma população comumente excluída das ações públicas e que necessita bastante dos profissionais da saúde", explicou o professor Saulo Santos.

Dados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2002), 2,6% da população mundial apresenta deficiência visual, o que corresponde a cerca de 161 milhões de pessoas.

No Brasil, essa estatística aponta para mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, de acordo com a Associação Pernambucana de Cegos (Apec). Em Pernambuco, há cerca de 100 mil pessoas cegas e com baixa visão, sendo que nem ao menos 5% deste contingente têm acesso às políticas públicas.