Aprenda a limpar os ursinhos de pelúcia para progeter a saúde das crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/01/2017 às 10:32
Iniciativas simples no dia a dia podem ajudar a manter os ácaros longe dos ursinhos de pelúcia (Foto: Pixabay)
Iniciativas simples no dia a dia podem ajudar a manter os ácaros longe dos ursinhos de pelúcia (Foto: Pixabay) FOTO: Iniciativas simples no dia a dia podem ajudar a manter os ácaros longe dos ursinhos de pelúcia (Foto: Pixabay)

Ursinhos de pelúcia costumam ser um dos brinquedos preferidos das crianças. Quem convive com os pequenos esses objetos lúdicos e também decorativos é presença quase certa no quarto da garotada. O problema é que a pelúcia sofre com o acúmulo de poeira e termina como um dos alvos favoritos dos ácaros - seres minúsculos que podem contribuir para reações alérgicas.

Leia também:

» Você convive com alergia? Confira dicas para deixar a casa livre de substâncias alérgicas

» Pesquisa atesta eficácia de vacina que diminui sintomas da rinite

» Limpe o ar-condicionado para evitar alergia e economize energia

» Pais devem estar atentos à limpeza dos ambientes para evitar rinites alérgicas

Algumas iniciativas simples podem evitar o acúmulo de ácaro nas pelúcias, garantindo a segurança dos pequenos e demais pessoas que não abrem mão dos ursinhos de pelúcia. Confira as dicas da gerente de marketing dos amaciantes Fofo, Vanessa Verea:

1. Retire as manchas.

Antes de lavar, faça o pré-tratamento usando uma escovinha com cerdas macia e umedecida com um pouco de tira manchas deixando agir por alguns minutos.

2. Retire os acessórios antes de lavar o ursinho de pelúcia.

Retire a roupinha e qualquer outro acessório que possa se soltar durante a lavagem.

3. Proteja o ursinho na hora da lavagem.

Umas das maiores preocupações ao lavar o ursinho na máquina é que durante o processo caia peças como botões, olhos e nariz. Para que isso não aconteça, um dos truques é colocar a pelúcia dentro de uma fronha de travesseiro ou em um saco protetor de roupas antes de colocá-lo na máquina.

 4. Use procedimentos suaves para lavar o ursinho de pelúcia.

Para evitar danos ao enchimento, evite usar água quente e sempre dê preferência a um modo de lavagem suave e ciclo rápido para garantir que o ursinho sai inteiro da máquina. Como os ursinhos ficam pesados depois de molhados é importante não lavar muitos ao mesmo tempo. Lave com sabão em pó e em seguida acrescente o amaciante para deixar o ursinho macio e perfumado. Lembrando sempre de obedecer às instruções na etiqueta do brinquedo e o modo de uso dos produtos. Depois de tirar da máquina, elimine o excesso de água com uma toalha.

5. Cuidado na hora de secar o ursinho.

Prefira sempre secá-lo a sombra e em cantinho bem arejado, mas longe do sol porque o calor e a luminosidade podem desbotar o ursinho de pelúcia.

6. Mantenha o ursinho higienizado no dia a dia.

Depois de lavados e secos é importante manter os ursinhos sempre higienizados no dia a dia. Uma dica para isso é colocar a pelúcia para arejar 15 minutos por dia em um ambiente ventilado.