Parceria realiza consultas oftalmológicas gratuitas para mais de quatro mil estudantes do Sertão do Estado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/10/2016 às 8:05
Olhos também precisam ser bem cuidados (Foto: Free Images)
Olhos também precisam ser bem cuidados (Foto: Free Images) FOTO: Olhos também precisam ser bem cuidados (Foto: Free Images)

A partir desta segunda-feira (17), cerca de quatro mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 27 escolas estaduais do sertão pernambucano passarão por consultas oftalmológicas gratuitas e, caso necessário, receberão os óculos na mesma semana. A ação é uma parceria do Projeto Boa, desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais de Saúde, Educação e Lafepe, com a Fundação Altino Ventura (FAV) e Fundação OneSight, instituição norte-americana do Grupo Luxottica.

Leia também:

Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

Visão: Saiba as diferenças entre miopia, astigmatismo e hipermetropia

Aplicativos auxiliam rotina de pacientes que convivem com problemas de visão

No Sertão Central, a abertura do projeto será às 13h da segunda, no Clube Talismã (Rua Lourival Sampaio, 275, Nossa Senhora das Graças - Salgueiro). O trabalho seguirá até o dia 27 de outubro. A ação contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos e recepcionistas, além de intercâmbio com 50 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil), responsáveis pela fabricação dos óculos. Os jovens que necessitarem das armações, receberão após a consulta.

"Com as consultas oftalmológicas, é possível verificar se o paciente possui alguma alteração ocular que precise de exames, acompanhamento médico ou o uso de lentes corretivas. A saúde ocular também ajuda a melhorar o rendimento e bem-estar dos alunos, docentes e funcionários", ressalta a coordenadora do Projeto Boa Visão na Secretaria Estadua de Saúde (SES), Mayra Ramos.

Os alunos atendidos na ação são oriundos das 21 escolas estaduais dos municípios de Salgueiro, Cedro, Mirandiba, Moreilândia, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante, além de 6 escolas do município de Belém de São Francisco. Estudantes que participaram do Programa Ganhe o Mundo, que oferece intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola, irão atuar na iniciativa como intérpretes para os profissionais e para a população. A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School.

DADOS

O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco criado a partir da Lei nº 14.511 de 07 de Dezembro de 2011. Segundo a SES, já foram realizadas mais de 81 mil consultas oftalmológicas e entregues mais de 46 mil óculos corretivos. Além da Secretaria Estadual de Saúde, o Boa Visão também tem a participação da Secretaria Estadual de Educação (SEE).