Fotodano: Campanha alerta para doenças provocadas pela exposição solar descontrolada

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2016 às 16:00
Exposição excessiva ao sol pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o câncer da pele (Imagem: SBD/Divulgação)
Exposição excessiva ao sol pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o câncer da pele (Imagem: SBD/Divulgação) FOTO: Exposição excessiva ao sol pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o câncer da pele (Imagem: SBD/Divulgação)

Principal causa do envelhecimento cutâneo, o fotodano gerado pelo sol é tema da nova campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para a mais perigosa consequência, que é o câncer da pele. O assunto, que será tema do Dezembro Laranja (campanha de prevenção ao câncer da pele), também ganha destaque no movimento O corpo fala - cuide da sua pele, que chama atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares.

Leia também:

Exposição à luz visível exige uso de filtro solar em ambientes fechados

Pesquisa alerta: 23% dos pais ignoram risco da exposição solar excessiva

"Proteger a pele contra a radiação ultravioleta é imprescindível. Este ano iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja", destaca o dermatologista Emerson Lima, coordenador da campanha.

A comunicação é feita através de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas. A partir das “letras vivas”, são criadas as palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, chamando a atenção para a sua prevenção.

O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, alerta para a importância da consulta periódica com um dermatologista associado à SBD e reforça a necessidade de se adotar medidas simples de fotoproteção. Entre elas, uso de filtro solar, chapéu e óculos. Também se deve evitar o excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários mais adequados para isso: antes das 10h e depois das 16h.

A SBD mantém o hotsite www.controleosol.com.br, que faz parte do #dezembrolaranja e conta com informações sobre a campanha, formas de adesão, calculadora de risco de câncer da pele e dicas de medidas fotoprotetoras, entre outras.

A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, La Roche Posay e Vichy.