Exposição à luz visível exige uso de filtro solar em ambientes fechados

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/02/2015 às 18:25
pele_destaque FOTO:

É importante o uso do filtro solar em ambientes fechados que emitem alta luminosidade (Foto: Divulgação) É importante o uso do filtro solar em ambientes fechados que emitem alta luminosidade (Foto: Divulgação)

Estudo realizado pelo Departamento de Dermatologia do Hospital Henry Ford Medical Center, nos Estados Unidos, traz um alerta importante. A luz visível (emitida pelo sol, assim como os raios infravermelho e ultravioleta), até então pouco conhecida, também aumenta os riscos de manchas solares, queimaduras e fotoenvelhecimento.

O estudo, publicado na revista científica Photochemistry and Photobiology, reforça o que muitos dermatologistas já preconizam: uso do filtro também em ambientes fechados que emitem alta luminosidade, como lojas e escritórios.

Chamamos de luz visível a parte dos raios solares perceptível pelo ser humano, pois é capaz de estimular a retina. Além da luz natural, que vem do sol em um percentual que varia de 40% a 45%, existe a luz visível artificial, emitida pela tela de computador, pelo emissor LED de luz das televisões e por luzes fluorescentes. Esta última também é motivo de preocupação para os especialistas.

"A luz visível pode piorar melasma, que é a mancha escura causada pela produção acelerada de melanina, como também melanoses solares, fotodermatites, urticária solar e outros problemas. Além disso, é provado cientificamente que ela age na produção de radicais livres, o que favorece o envelhecimento", explica o dermatologista pernambucano Emerson de Andrade Lima, coordenador da campanha 2015 contra o câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A principal recomendação, em ambientes fechados sem incidência de raios solares, é o uso do protetor solar. "Nesses locais, estamos sujeitos à luz visível. Indicamos aplicar filtros solares opacos. Além da proteção contra raios ultravioleta, eles funcionam como uma espécie de barreira física contra essa luz que acentua vários problemas", acrescenta Emerson de Andrade Lima. Os produtos opacos são aqueles com cor de base, cujos pigmentos absorvem a luz e previnem o aparecimento de manchas e outros problemas na pele. Assim, é uma opção efetiva na proteção contra a luz visível.