Oficina de teatro para idosos segue com inscrições até esta sexta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/09/2016 às 7:30
oficina-teatro-600 FOTO:

Imagem dos atores Manoel Constantino, Rose Quirinno e Leonardo Bouças (Foto: Divulgação) Ideia da oficina de teatro é mostrar que nunca é tarde para aprender coisas novas e realizar sonhos antigos, além de proporcionar mais qualidade de vida aos participantes (Foto: Divulgação)

A Caixa Cultural Recife está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (16), para o projeto A Busca do Ator na Terceira Idade, oficina de iniciação ao teatro para maiores de 60 anos. Coordenado pelo ator, diretor, produtor e dramaturgo Manoel Constantino,o curso compreenderá lições de introdução ao teatro, história, improvisação e uso do corpo e da voz. As aulas começam no dia 27 de setembro e seguem até o dia 2 de dezembro, todas as terças e sextas, das 14h às 17h. Também ministram a oficina os professores de teatro Rose Quirinno e Leonardo Bouças.

Leia também:

» Geriatra fala sobre importância de as cidades se tornarem amigas dos idosos

» Por um Recife mais acessível e amigo dos idosos

» Medidas simples podem reduzir a disfunção cognitiva pós-operatória em idosos

A ideia do projeto surgiu com a constatação que a população idosa no Brasil cresceu bastante nos últimos anos. "É necessário que todos tenham acesso a um envelhecimento saudável. Por esse motivo que uma atividade física, lúdica e criativa como o teatro, é muito importante para que os idosos tenham uma boa condição física e mental, até para a realização de atividades simples da vida diária", explica Constantino. Segundo o ator, muitos idosos inclusive saem de processos depressivos durante a aprendizagem artística.

A oficina é indicada para o desenvolvimento da autoestima e espontaneidade, desenvolvendo a comunicação e apresentação pessoal através de exercícios de integração com jogos teatrais e de interpretação. Para o coordenador, são muitos os benefícios da ação teatral. "Fazer teatro é um sonho de muitas pessoas. Na oficina buscaremos resgatar histórias, depoimentos e memórias dos participantes. Pedaços de vida, fragmentos para a composição de algo novo, coletivo, único", destaca o coordenador.

O objetivo do projeto é levar os participantes a conhecerem mais sobre teatro por meio de jogos teatrais, a fim de criarem cenas e, se possível, peças coletivas. "Queremos auxiliar, por meio do teatro, o processo de inserção dos idosos no ambiente artístico, levar os participantes a falarem de si e de seu mundo, de suas histórias de vida", conta. O jogo teatral será o eixo do trabalho, aguçando a inteligência e a imaginação do jogador, desconstruindo a ideia de que apenas alguns eleitos são capazes de produzir obras de arte. "Todos são capazes de criar. Derrubar os muros dos próprios preconceitos é o desafio, a meta a ser alcançada", acrescenta.

A turma ainda contará com um cuidador capacitado em enfermagem de plantão para aferir a pressão dos alunos antes e depois dos exercícios e dar dicas de saúde e bem-estar. Os participantes também receberão cuidados especiais relacionados à alimentação, com lanches regulares e saudáveis.

Para encerrar em grande estilo, no último dia da oficina será realizado uma apresentação especial com todos os participantes. Os interessados devem se inscrever através do email [email protected]. No total, são 30 vagas oferecidas.

Serviço

Projeto A Busca do Ator na Terceira Idade

Inscrições: através do email [email protected]

Aulas: de 27 de setembro a 2 de dezembro, todas as terças e sextas

Horário: 14h às 17h

Local: Caixa Cultural do Recife | Avenida Alfredo Lisboa, 505 - Recife

Vagas: 30 vagas