Equipamentos multimídia humanizam tratamento de crianças no Imip

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/09/2016 às 11:06
Imagem do Imip (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem)
Imagem do Imip (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem) FOTO: Imagem do Imip (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem)

Imip tem o primeiro Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia do Norte/Nordeste (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem) Os aparelhos, chamados de Q´Alegria, levam entretenimento durante as sessões de hemodiálise infantil no Imip (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem)

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) recebeu nesta quarta-feira (14) uma doação de equipamentos multimídia desenvolvidos pela Casa da Criança e doados pelo Ministério Público do Trabalho – 6ª Região à Nefrologia Pediátrica. Os aparelhos, chamados de Q'Alegria, levam entretenimento durante as sessões de hemodiálise infantil e proporcionam melhor qualidade ao tratamento de crianças e adolescentes.

Leia também:

» Conheça a síndrome mão-pé-boca, virose comum em crianças

» Crianças estão sujeitas a sete resfriados por ano. Especialista alerta sobre cuidados

» Confira recomendações que ajudam a evitar acidentes domésticos com crianças

» Descobertas novas mutações relacionadas à síndrome nefrótica em crianças

Foram instaladas oito cadeiras com monitores para promover a recreação dos pacientes infanto-juvenis em tratamento no setor da Nefrologia Pediátrica. Com a novidade, as crianças e jovens poderão, durante a hemodiálise, assistir a vídeos, jogar videogame, se conectar a internet e desfrutar do sistema de cromoterapia, que pode acalmar o estado emocional dos usuários, a partir da mudança das cores.

Mais de 300 crianças, entre 0 e 14 anos, são atendidas por mês no Serviço de Nefrologia Pediátrica do IMIP. Destas, 36 estão em terapia renal - fazendo hemodiálise. Em média, são três sessões por semana, que duram 4 horas, e, em casos de insuficiência renal, a criança necessita realizar hemodiálise diariamente. Mais de 90% dos pacientes que passam pelo procedimento são do interior de Pernambuco. Com o espaço, o desconforto causado pelas longas sessões de hemodiálise será amenizado, gerando mais humanização ao atendimento.

A parceria entre o Imip e a Casa da Criança iniciou em 2012, com a instalação do Q´Alegria na Oncologia Pediátrica da unidade.