Tabagismo: Recife promete mais três grupos terapêuticos até o fim do ano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/08/2016 às 9:06
cigarro_destaque FOTO:

Prefeitura do Recife pretende implementar três novas unidades de apoio às pessoas que desejam parar de fumar (Foto: Free Images) Prefeitura do Recife pretende implementar três novas unidades de apoio às pessoas que desejam parar de fumar (Foto: Free Images)

Até o fim do ano, a Prefeitura do Recife pretende implementar três novas unidades de apoio às pessoas que desejam parar de fumar. Atualmente, o serviço é oferecido pelos seis Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD) da cidade. “O número de grupos de tratamento é pequeno para o universo de fumantes. Por isso, haverá uma ampliação. Este mês será inaugurado um novo grupo numa unidade de saúde do Córrego do Jenipapo (Zona Norte)”, informa o terapeuta ocupacional Luiz Carlos Almeida, gerente do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (Cptra), localizado na Tamarineira, na Zona Norte.

Leia também:

» Recife avança no combate ao fumo, mas é preciso dar mais alguns passos

» Entre largar o cigarro e ter um coração saudável, 15 anos de distância

No local, funcionam dois grupos terapêuticos – cada um com 15 pessoas. “A taxa de efetividade do nosso serviço chega a 70% em média. Ou seja, a cada 10 participantes, sete deixam de fumar em seis meses. Há uma fila de espera de, pelo menos, 30 inscritos. Qualquer pessoa que more nos bairros que fazem parte da Região Político Administrativa 3 pode participar dos grupos.”

Nos grupos terapêuticos, as pessoas que desejam parar de fumar passam por técnicas que trabalham questões comportamentais relacionadas ao vício. Se necessário, medicamentos são prescritos. Interessados podem entrar em contato pelo telefone com a coordenação de saúde mental do Recife: 81 3355-2811.

[video width="600" height="600" mp4="https://imagens3.ne10.uol.com.br/blogsne10/casasaudavel/uploads//2016/08/JC-CID0807_CIGARRO-animado-1.mp4"][/video]