Pernambuco confirma 359 casos de microcefalia. Outros 541 ainda não têm diagnóstico

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/05/2016 às 20:36
No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Imagem de bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Até agora, Pernambuco descartou, entre o universo de 1.968 bebês com suspeita de microcefalia, 1.068 casos notificados da malformação congênita (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

O estado de Pernambuco já notificou 1.968 casos de microcefalia entre 1º de agosto de 2015 até 21 de maio deste ano. Do total, 843 casos (42%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a malformação congênita. Desses números, 359 casos foram confirmados e 1.068 foram descartados. Até o momento, no entanto, 541 registros ainda estão sem diagnóstico. Os dados são do último boletim de microcefalia, divulgado na tarde desta terça-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Leia também:

» Microcefalia: exames detectam cálcio em lesões cerebrais de bebês com a malformação

» Minicérebros ajudam a entender relação entre zika e a microcefalia

» FAV procura parceiros que possam custear kit de estimulação para bebês com microcefalia

Também foram registrados 33 casos de bebês natimortos e 28 que vieram a óbito logo após o nascimento. A SES destacou que nenhum dos casos teve microcefalia como causa básica de morte.

Já em relação aos casos de gestantes com exantemas, situação em que a notificação foi tornada obrigatória desde dezembro do ano passado, o Estado registrou 4.244 casos de grávidas com esse quadro clínico. Desse número, 25 possuem detecção de microcefalia intra útero. Vale lembrar também que a notificação das mulheres com exantema não significa, necessariamente, que elas são casos suspeitos de dengue, chicungunha ou zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegpyti.

Segundo a SES, outros fatores podem ter ocasionado as manchas vermelhas, como rubéola, intoxicação, alergia ou alguma outra virose não identificada. O exantema também não é indicativo que a mulher terá um bebê com microcefalia.

Em Pernambuco, o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas confirmaram 154 casos de microcefalia relacionados ao vírus zika por detecção laboratorial. Outros 94 casos deram negativos e 3 inconclusivos, totalizando 251 testes realizados.