Aedes: Cliente deve denunciar problemas com repelentes, diz Anvisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/01/2016 às 18:28
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Imagem ilustrativa de repelente (Foto: Photl.com) Principal recomendação de informativo divulgado pela Anvisa é que os clientes denunciem ao órgão qualquer problema com os repelentes (Foto: Photl.com)

Do Portal Brasil, com informações da Anvisa e da Agência Brasil

Com o aumento na procura por repelentes de insetos como forma de proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e zika, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um informativo à população com dicas sobre o uso desses produtos. A principal recomendação é que os clientes denunciem ao órgão qualquer problema, como falha na proteção ou irritações na pele.

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De acordo com o informe, o cliente deve seguir as instruções de aplicação e reaplicação do repelente descritas na rotulagem. Caso percebam, após aplicar o produto na pele e antes do fim da proteção descrita no rótulo, indícios claros de picada de mosquito, como inchaço ou coceira, é sinal de que o repelente pode ter falhado.

Todos os repelentes devem conter no rótulo as seguintes informações obrigatórias. Confira:

- Nome do produto

- Número de registro (composto por 9 ou 13 dígitos) ou número do processo do registro (com 16 dígitos)

- Fabricante

- CNPJ

- Lote

- Validade

- Tempo de eficácia

- Advertências e orientações de uso