Cerca de 3% dos pernambucanos que estão na fila de espera por um órgão são crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2015 às 12:50
criança FOTO:

Das crianças que aguardam por um transplante em Pernambuco, 18 esperam por doações de rim (Foto: Free Images) Das crianças que aguardam por um transplante em Pernambuco, 18 esperam por doações de rim (Foto: Free Images)

Atualmente, 43 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, aguardam na fila de espera por um órgão em Pernambuco. Elas representam 3,2% dos mais de 1,3 mil pernambucanos que têm, no transplante, a única alternativa para continuar realizando suas atividades normalmente.

Leia também:

>> Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos segue até próximo domingo

>> Hospital Jayme da Fonte ilumina fachada para conscientizar sobre doação de órgãos

Para abordar os desafios dos procedimentos de substituição de órgãos em crianças, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) realiza nesta terça-feira (22/9), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o 2º Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecido. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos.

Das crianças que aguardam por um transplante em Pernambuco, 18 esperam por doações de rim; 19 aguardam por uma córnea; 3 um fígado; 2 medula óssea; 1 está na fila por um coração. "Doação é sempre um tema muito delicado e, quando envolve crianças, torna-se ainda mais. Muitos pais apresentam receio no momento da decisão de doar o órgão de um filho. O acolhimento ao familiar para doação pelos profissionais de saúde também é um dos aspectos abordados", diz a coordenadora da Central de Transplantes (CT-PE), Noemy Gomes.