Mais esperança para pacientes que convivem com diversos tipos de câncer no sangue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/06/2015 às 15:43

Pesquisadores de todo o mundo se reuniram durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Foto: Felipe Vieira) Pesquisadores de todo o mundo se reuniram durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Foto: Felipe Vieira)

Por Felipe Vieira/Especial para o Casa Saudável 

CHICAGO (EUA) - A indústria farmacêutica promete um novo tempo de esperança e melhor qualidade de vida para pessoas que convivem com diversos tipos de câncer no sangue. Novas medicações estão em fase final de testes e podem significar avanços no tratamento de doenças como o mieloma múltiplo e a leucemia linfoide crônica. Os resultados dos estudos com dois desses medicamentos foram apresentados na última semana, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

>> Leia também: 

Pesquisa revela que brasileiros desconhecem diagnóstico e tratamento da leucemia

Campanha da Abrale leva orientação à população sobre mieloma múltiplo

Braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson, a Janssen Pharmaceutical Products está à frente das pesquisas com ambos os fármacos: o daratumumab e o imbruvica. O primeiro mostrou avanços na progressão do mieloma múltiplo, e a segunda, já aprovada nos Estados Unidos, reduziu em 80% a progressão da leucemia linfoide crônica no grupo de pacientes que se submeteram ao estudo.

As pesquisas apresentadas em Chicago mostram que o daratumumab conseguiu atrasar em quatro meses a progressão do mieloma múltiplo. Além disso, 65% dos pacientes submetidos ao medicamento sobreviveram após um ano de tratamento. Já o imbruvica conseguiu reduzir em 80% o avanço da leucemia linfoide crônica em um grupo de 578 pessoas.

Ainda não existe previsão para que as duas medicações sejam disponibilizadas no mercado brasileiro.

* O repórter viajou a convite da Janssen