Participe de atividades contra o tabagismo promovidas pela Prefeitura do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/05/2015 às 15:22
CIGARRO_TABACO-destaque FOTO:

Cerca de 10% dos recifenses fumam. Prefeitura tenta diminuir esse percentual através de ações educativas e acesso a serviços de saúde (Foto: Free Images) Cerca de 10% dos recifenses fumam. Prefeitura tenta diminuir esse percentual através de ações educativas e acesso a serviços de saúde (Foto: Free Images)

Neste domingo (31/5) marcado pelo Dia Mundial Sem Tabaco, a Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Saúde do Recife anuncia uma série de atividades para marcar a data e ajudar o fumante a se afastar da prática do tabagismo. A primeira ação acontece nesta segunda-feira (1º/6), a partir das 9h30. Na ocasião, profissionais expõem cartazes, distribuem materiais educativos e realizam uma oficina de música ao ar livre, em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vicente Araújo, no Torreão, Zona Oeste do Recife, e no entorno da Praça do Hipódromo, Zona Norte da cidade.

>> Leia também:

Dia Mundial sem Tabaco: confira dicas para abandonar o cigarro

Combinação do uso de álcool e tabaco é fator de risco para câncer de cavidade oral

Na terça-feira (2/6), o Centro de Prevenção Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), na Tamarineira, também na Zona Norte, estará com a programação das 8h às 19h. Entre as atividades, destacam-se aferição de pressão arterial, oficinas de bem-estar, palestras com nutricionistas, orientações de saúde bucal e oficinas de beleza. A partir das 14h, a população pode participar de uma aula de música, dança e encenação. O CPTRA promoverá também atividades educativas sobre a luta contra o cigarro, a partir das 15h.

Números em queda

A capital pernambucana tem diminuído o número de fumantes ao longo dos anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Recife, em 2012, 12,8% da população da cidade fumavam. Hoje, a capital tem 10,7% dos seus cidadãos como fumantes, mas ainda tenta diminuir esse percentual através de ações educativas e acesso a serviços de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes por ano e será capaz de matar mais de 8 milhões de pessoas em 2030, caso nada seja feito.

"Hoje contamos com grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial para tratamento de álcool e outras drogas. O acesso ao fumante que deseja se tratar tem sido ampliado", diz a técnica da Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Saúde do Recife, Cléo Queiroz. Para agendar um consulta nos locais de tratamento, basta ligar para o número 81 3355-2821 ou enviar e-mail para [email protected].