Brasil estreia na Copa América com boa vitória sobre a Venezuela

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 13/06/2021 às 20:12
X

O Brasil começou muito bem sua caminhada em mais uma Copa América. A seleção brasileira venceu a Venezuela por 3x0, neste domingo (13), pela primeira rodada do Grupo B da competição. A partida foi realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, e teve a transmissão ao vivo do SBT e exibição da TV Jornal para Pernambuco.

A Canarinho abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Neymar, o zagueiro Marquinhos completou para o fundo da rede. Na etapa final, o lateral Danilo sofreu pênalti aos 16 minutos. Neymar cobrou com categoria e aumentou a vantagem para 2x0. O terceiro gol saiu aos 43, após cruzamento de Neymar, que Gabigol completou de peito: 3x0.

Os comandados do técnico Tite voltam a campo pela Copa América na próxima quinta-feira (17), contra o Peru, no estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. Ainda neste domingo (13), Equador e Colômbia jogam na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.

Na partida inaugural do torneio continental, a seleção encontrou um adversário desentrosado e desfalcado após 13 casos de covid-19 que deixaram jogadores em isolamento na véspera da partida.

Tite até aproveitou o duelo para dar chance a alguns atletas que não vinham sendo titulares. Um dos que melhor aproveitou a oportunidade foi Éder Militão, que atuou como zagueiro, mas deu importantes passes para os atacantes, ajudando a quebrar a linha defensiva venezuelana.

Após ampliar para 2 a 0, o Brasil diminuiu mais o ritmo. A Venezuela, por sua vez, não conseguiu exigir nenhuma defesa de Alisson e ainda sofreu o terceiro.

Para a seleção de Tite, o importante foi estrear com vitória e cumprir sua obrigação na abertura do campeonato. Agora, na próxima rodada, será um duelo um pouco mais difícil contra o Peru, mas a seleção vem embalada com oito vitórias seguidas e está mostrando sua força.

O jogo

A Seleção Brasileira dominou a Venezuela na etapa inicial, pressionando e mantendo o rival no campo de defesa desde os primeiros instantes da partida na Arena Mané Garrincha. O período terminou 1 a 0 para o Brasil, mas poderia ter sido mais.

Logo aos sete minutos, Neymar cobrou escanteio fechado, Richarlison se antecipou e desviou de cabeça. Gabriel Jesus apareceu, mas não conseguiu alcançar a bola. Logo em seguida, aos nove, Richarlison finalizou de perna esquerda e só não abriu o placar porque Graterol realizou grande defesa.

Antes do primeiro gol brasileiro, Militão, aos 10, e Danilo, aos 19, por pouco não inauguraram o placar. Até que, na marca dos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio, a bola desviou na defesa venezuelana e sobrou para Marquinhos completar para o fundo das redes.

Aos 29 minutos, Militão conseguiu bom lançamento para Neymar, que dominou com categoria, balançou para cima da marcação e chutou rasteiro. A bola tirou tinta da trave de Graterol.

Segundo tempo

A Canarinho seguiu com a mesma postura na etapa final: no ataque. Já aos sete minutos, Gabriel Jesus tabelou com Éverton Ribeiro e chutou cruzado. Neymar deu um carrinho e quase conseguiu alcançar a bola.

Aos 16, Danilo sofreu falta dentro da área. Pênalti para o Brasil. Neymar, com categoria, deslocou o goleiro Graterol e anotou o segundo verde e amarelo.

Mais tarde, aos 37, Neymar recebeu na esquerda, arrancou, tabelou com Gabi, invadiu a área e finalizou buscando o cantinho direito. A bola saiu pela linha de fundo.

Na marca dos 43, Neymar recebeu na esquerda, limpou Graterol e cruzou na primeira trave. Gabi escorou com o peito para o fundo das redes e deu números finais ao placar da Arena Mané Garrincha.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 3 x 0 VENEZUELA

BRASIL - Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi (Alex Sandro); Casemiro, Fred (Fabinho) e Lucas Paquetá (Everton Ribeiro); Gabriel Jesus (Vinicius Jr.), Richarlison (Gabigol) e Neymar. Técnico: Tite

VENEZUELA - Graterol; Alex González (Hernández), La Mantía, Adrian Martinez, Del Pino e Cumaná; Moreno, Casseres (Castillo), Manzano (Celis) e José Martínez; Aristeguieta (Córdova). Técnico: José Peseiro.

GOLS - Marquinhos, aos 22 do 1º tempo; Neymar, aos 18, e Gabigol, aos 43 do 2º tempo.

ÁRBITTRO - Esteban Ostojich (Uruguai).

CARTÕES AMARELOS - Renan Lodi, Gabigol, Del Pino e Manzano.

LOCAL - Mané Garrincha, em Brasília.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor