Campeonato Pernambucano pode ser decidido nos pênaltis pela quinta vez, a terceira consecutiva; relembre

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 18/05/2021 às 15:14
X

Se Náutico e Sport empatarem no próximo domingo, no estádio dos Aflitos, teremos decisão por pênaltis para definir o Campeonato Pernambucano, uma vez que a primeira partida entre os rivais foi 1x1. Caso isso aconteça, será a quinta vez que o título do Estadual vai ser assim na história do Estadual, o que também será a terceira consecutiva. Em 1983, na primeira vez, deu Santa Cruz; em 2006 e 2019, em ambas decisões na Ilha do Retiro, quem ficou com a taça foi o Sport; e em 2020, no Arruda, o Salgueiro sagrou-se campeão.

É importante ressaltar, aliás, que o Campeonato Pernambucano não foi decidido nos pênaltis em outras vezes por conta do regulamento. Ao longo das edições, os clubes em algumas finais chegaram a empatar no placar agregado, porém o gol fora era decisivo em algumas ocasiões, assim como a prorrogação. Na decisão de 1977, por exemplo, Náutico e Sport tiveram que jogar três vezes e mais uma prorrogação após o terceiro confronto, já que o regulamento não previa pênaltis em igualdade no placar agregado ou no número de vitórias.

No primeiro jogo, na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 2x0. Na partida de volta, no Arruda, foi 0x0. No terceiro confronto, também no Arruda, vitória alvirrubra por 1x0, o que forçou o tempo extra, que acabou sendo vencida pelo Sport, com gol marcado pelo atacante Mauro, aos 13 minutos do 'terceiro tempo' da prorrogação. Relembre, em ordem cronológica, as finais do Campeonato Pernambucano decididas nas penalidades.

Santa Cruz x Náutico - 1983

O Campeonato Pernambucano de 1983 talvez tenha sido o maior da história da competição. E deu Santa Cruz, com o Tricolor conquistando o tri supercampeonato em um Arruda com mais de 76 mil torcedores, a decisão que teve o maior público da história do Estadual. Após empate por 1x1 com o Náutico, o Santa sagrou-se campeão após bater o rival por 6x5 nas penalidades, com direito a uma defesa histórica do goleiro Luís Neto, responsável por pegar o pênalti do atacante Porto.

Time do Santa Cruz em 1983. Foto: Reprodução/ Livro Santa Cruz de Corpo e Alma, de João Caxeiro

Sport x Santa Cruz - 2006

O Campeonato Pernambucano voltou a ser decidido nos pênaltis após 23 anos. No primeiro jogo da decisão de 2006, o Sport venceu o Santa Cruz por 2x1, no estádio do Arruda. Na volta, quando a festa do título parecia ser certa para os rubro-negros, o Tricolor fez o gol da vitória aos 44 do segundo tempo, em um gol contra marcado pelo lateral-direito Marcos Tamandaré. Como empataram no agregado e não tinha o critério do tento fora de casa, a decisão foi para os pênaltis.

Na disputa por pênaltis, o Santa Cruz teve a chance de sair campeão no pênalti de Lecheva, mas o volante bateu e Gustavo defendeu. A disputa seguiu, o Tricolor errou de novo, mas desta vez com Neto, e aí o Sport sagrou-se campeão após o volante Hamilton converter o pênalti final, colocando números finais no placar: 5x4.

Capa do caderno especial do Jornal do Commercio sobre o título do Sport em 2006. Foto: Acervo pessoal

Sport x Náutico - 2019

Depois da decisão de 2006, o Campeonato Pernambucano só foi decidido nos pênaltis após 13 anos. No primeiro jogo da decisão de 2019, nos Aflitos, triunfo do Sport por 1x0. Na partida de volta, no entanto, triunfo do Náutico por 2x1, o que fez o duelo ir para as penalidades. Na disputa por pênaltis, o goleiro Mailson brilhou, pegou duas cobranças e deu o título ao Sport, que derrotou o rival por 4x3 nas cobranças na marca da cal.

BA, sport, mailson Mailson foi o herói da decisão em 2019. Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Santa Cruz x Salgueiro - 2020

Assim como em 2019, a final de 2020 foi decidida nos pênaltis. No primeiro jogo, no Cornélio de Barros, empate por 1x1 entre Salgueiro e Santa Cruz. Na partida de volta, no Arruda, outra igualdade no placar, mas desta vez foi 0x0. Sendo assim, título nas penalidades. E deu Carcará, que derrotou a Cobra Coral por 4x3 e venceu o Estadual pela primeira vez em sua história.

Salgueiro foi campeão Pernambucano 2020 após vencer o Santa nos pênaltis. Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor