Arbitragem da final do Campeonato Pernambucano sofre alteração

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 13/05/2021 às 16:34
X

O primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano terá arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ) e não mais de Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO), que agora apitará a final do Campeonato Goiano. A mudança foi oficializada nesta quinta-feira (13), pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ao ser notificada pela Comissão Nacional de Arbitragem sobre a mudança. A FPF também admitiu que outras mudanças podem, sim, acontecer até a data do jogo.

LEIA MAIS 

>> Chuvas fortes ameaçam primeiro jogo da final na Ilha do Retiro entre Sport x Náutico

>> Djavan fala sobre importância do VAR nas finais do Pernambucano e projeta título com o Náutico

Sport e Náutico fazem o primeiro jogo da decisão no próximo domingo (16), até o momento na Ilha do Retiro. Segundo Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, a Comissão não dá justificativa para a substituição dos árbitros, mas ele se informou via imprensa de que Wilton está na Argentina para apitar outro jogo e a Federação de Goiás não tinha autorizado a escalação dele para a final do Pernambucano.

"Quem escala é a Comissão. Ela pode fazer o que ela quiser, escalar é uma prerrogativa dela. Designar, retirar, substituir, ela não dá satisfação. Faz do jeito que achar melhor. Achou que era melhor escalar ele aqui, escalou. Agora achou que não e retirou", disse Evandro.

No ofício enviado à FPF sobre a alteração, a Comissão justificou que a mudança "deveu-se à necessidade da Federação Goiana em utilizar o árbitro de seu quadro, na mesma data".

A arbitragem e o Campeonato Pernambucano

Polêmicas envolvendo a arbitragem não são novidade no Campeonato Pernambucano de 2021. Ainda na primeira fase, os árbitros de Pernambuco, insatisfeitos com o fato de o Sport e o Retrô solicitarem arbitragem de fora do Estado, decidiram que não apitariam mais partidas dessas duas equipes.

Nas semifinais, as atenções se voltaram para falta de padronização na arbitragem dos dois jogos. Enquanto Náutico x Santa Cruz, a princípio, teriam o Árbitro de Vídeo (VAR), Sport x Salgueiro teriam, por solicitação do rubro-negro, arbitragem Fifa.

O árbitro escalado para o Clássico das Emoções foi Tiago Nascimento e, pouco depois do anúncio, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, disparou críticas contra Tiago. Ele revelou que a direção alvirrubra estava preocupada, frisando que o juiz poderia comprometer o Clássico das Emoções.  “Estamos preocupados. Ele pode atrapalhar o jogo. É autoritário e abusa dos cartões”, afirmou Diógenes, na ocasião, em contato com o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal.

Mas às vésperas dos dias dos jogos, tudo mudou e, segundo a FPF, por problemas técnico no VAR, os dois jogos tiveram arbitragem Fifa.

Para as finais, a polêmica se repetiu, mas como a indisponibilidade do VAR já era conhecida, a FPF, o Sport e o Náutico se anteciparam e acordaram em contar com arbitragem Fifa. Pouco depois, a Federação sinalizou que também conseguiria contar com o VAR para as finais e no meio da semana anunciou o quarteto de arbitragem e o quarteto que operaria o VAR no primeiro jogo da final. Entretanto, nesta quinta-feira, clubes e torcedores foram surpreendidos com a notícia da alteração de arbitragem para o primeiro jogo da final.

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor