Santa Cruz levou a melhor nos últimos cinco mata-matas contra o Náutico; relembre os confrontos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 06/05/2021 às 9:46
X

Com a classificação diante do Afogados, o Santa Cruz vai enfrentar o Náutico na semifinal do Campeonato Pernambucano. Um Clássico das Emoções especial e que vale vaga na decisão do Estadual. Se o momento coloca o Timbu como favorito para o jogo, sobretudo pela campanha que fez na primeira fase, o histórico entre os times em mata-matas nos últimos dez anos anima os tricolores. Em cinco confrontos eliminatórios neste recorte, o Santa Cruz levou a melhor em todos. A última vez em que o Timbu eliminou a Cobra Coral num mata-mata foi na semifinal do Estadual de 2010.

Nesses cinco mata-matas entre Santa Cruz e Náutico nos últimos dez anos, três foram nas semifinais do Estadual, um na decisão do 3º lugar do Pernambucano e outro na Copa do Brasil. Dois desses, inclusive, foram para a decisão por pênaltis. Sobre confrontos em finais, o último foi em 2004, com remontada alvirrubra no Arruda e um título especial para o Náutico. De lá para cá, no entanto, apenas duelos em outras fases de competições.

Na primeira fase do Pernambucano de 2021, aliás, o Náutico bateu o Santa Cruz. Nos Aflitos, o Timbu venceu o Tricolor por 2x1. Os gols alvirrubros foram marcados por Rhaldney e Vinícius, enquanto Léo Gaúcho descontou para a Cobra Coral. Essa partida, inclusive, contou com o VAR remoto, recurso que também deve ser utilizado na semifinal.

LEIA MAIS

Semifinais do Pernambucano com os quatro melhores

Bolívar vê melhora em todos os setores do Santa Cruz

Após garantir classificação do Santa Cruz, Jordan exalta trabalho específico para pênaltis

Ouça as cobranças de pênaltis de Santa Cruz x Afogados na voz de Roberto Queiroz da Rádio Jornal

Santa Cruz passa pelo Afogados nos pênaltis e enfrentará o Náutico nas sêmis do Pernambucano

2013

A vantagem do Santa Cruz em cima do Náutico começa a partir da semifinal do Estadual de 2013. No primeiro jogo, vitória coral por 1x0 com gol do lateral-esquerdo/meia Renatinho. Na volta, o Náutico venceu o Tricolor por 2x1 com dois gols do atacante Élton. No entanto, o tento salvador marcado pelo artilheiro Denis Marques colocou o Santa na decisão de 2013, por critério do gol fora de casa. Na final, a Cobra Coral foi campeã em cima do Sport.

2016

Em 2016, mais uma vez pela semifinal, os rivais voltaram a se encontrar. E novamente deu Tricolor, dessa vez vencendo os dois jogos. Na partida de ida, realizada no Arruda, o Santa Cruz venceu por 3x1, com gols do atacante Arthur Caíque (2x) e do lateral-esquerdo Thiago Costa; o lateral-direito Joazi diminuiu para os alvirrubros. No jogo de volta, na Arena de Pernambuco, outro triunfo coral. O Náutico até abriu o placar com gol do zagueiro Ronaldo Alves, mas tomou a virada com gols do atacante Grafite e do meia Lelê. Na final, o Santa Cruz foi campeão em cima do Sport.

2017

Eliminados nas semifinais de 2017, Santa Cruz x Náutico se enfrentaram pela disputa do 3º lugar do Estadual de 2017. E deu Cobra Coral de novo. No primeiro jogo, realizado na Arena de Pernambuco, o Tricolor derrotou o Timbu por 2x1, com gols do atacante André Luís e do lateral-esquerdo Roberto; o atacante Alison descontou para o Náutico.

Na volta, 1x1 no Arruda, com o atacante Éverton Santos marcando para a Cobra Coral e Anselmo, que também é atacante, fazendo para o Alvirrubro. Este duelo, aliás, valia bastante, porque o vencedor iria para fase pré da Copa do Nordeste. No entanto, com a desistência do Sport em jogar a competição em 2018, tanto Santa Cruz quanto o Náutico se classificaram para o Nordestão.

2019

Os rivais voltaram a se encontrar num mata-mata em 2019, mas desta vez pela Copa do Brasil. No jogo que ficou conhecido como Clássico dos Milhão, os rivais ficaram no 1x1 no tempo normal. No entanto, na decisão por pênaltis, o Santa Cruz levou a melhor e avançou para a terceira fase do torneio. Na ocasião, o Tricolor embolsou 60% da cota, enquanto o Alvirrubro levou 40%. Isso aconteceu por conta de um acordo prévio entre os dois clubes para a divisão da premiação.

2020

No ano passado, pela semifinal do Pernambucano, outra decisão por pênaltis. O desfecho, no entanto, foi o mesmo de 2019: vitória do Santa Cruz. Após um 0x0 no tempo normal, o Tricolor derrubou o Timbu nas penalidades e avançou para a final, onde acabou ficando com o vice depois de perder para o Salgueiro também nos pênaltis.

Jogos entre Santa Cruz e Náutico em mata-matas nos últimos dez anos:

2013 - Semifinal do Estadual

Santa Cruz 1x0 Náutico

Náutico 2x1 Santa Cruz

* Santa Cruz classificado pelo gol fora de casa.

2016 - Semifinal do Estadual

Santa Cruz 3x1 Náutico

Náutico 1x2 Santa Cruz

2017 - Decisão do 3º lugar

Náutico 1x2 Santa Cruz

Santa Cruz 1x1 Náutico

2019 - Segunda fase da Copa do Brasil

Santa Cruz 1x1 Náutico

* Nos pênaltis, vitória do Santa Cruz por 4x2.

2020 - Semifinal do Estadual

Santa Cruz 0x0 Náutico

* Nos pênaltis, vitória do Santa Cruz por 7x6.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor