Bahia x Ceará: Dado quer primeiro título da Copa do Nordeste, enquanto Guto Ferreira busca tri da competição

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 30/04/2021 às 14:32
X

O primeiro jogo da final da Copa do Nordeste entre Bahia x Ceará será neste sábado, às 16h, em Pituaçu (Salvador), e com transmissão da TV Jornal para Pernambuco. E o duelo coloca frente a frente os dois melhores técnicos da região: o pernambucano Dado Cavalcanti, que comanda o Tricolor de Aço; e o paulista Guto Ferreira, que treina o Alvinegro. De um lado, Dado busca o seu primeiro título da Copa do Nordeste, o que seria o quarto da história do Bahia, enquanto Guto quer o seu tricampeonato e, como consequência, tornar-se o técnico com mais títulos na história do Nordestão.

Bahia x Ceará, aliás, decidiram a Copa do Nordeste na temporada passada. Na ocasião, com os dois jogos sendo em Pituaçu, já que a Copa do Nordeste voltou em sede única no estado, o Alvinegro venceu os dois jogos diante do Bahia e, de forma invicta, ergueu o título - o segundo de sua história. Guto era o comandante do Ceará, enquanto Roger Machado treinava o Tricolor de Aço.

Dado Cavalcanti

Esta não é a primeira final de um torneio regional do técnico Cavalcanti. O pernambucano já foi bicampeão da Copa Verde comandando o Paysandu. Venceu a competição em 2016 e 2018, nos maiores títulos da sua carreira até aqui. Agora, no comando do Bahia, vai em busca da conquista da Copa do Nordeste. "Primeiro, sentimento de alegria. Ao mesmo tempo, é motivante, para que a gente dê sequência no trabalho, e que dessa vez o troféu fique em Salvador. Agora restam duas equipes que demonstraram qualidade, têm merecimento de estarem na final", afirmou Dado Cavalcanti, em entrevista ao site oficial do Bahia

Dado já havia treinado o time de transição do Bahia, mas assumiu o profissional após a demissão de Mano Menezes, na Série A do ano passado. A missão prioritária era livrar o time da queda, algo que o treinador conseguiu na 37ª rodada. Além disso, ele também colocou o Tricolor de Aço na Copa Sul-Americana, tendo ultrapassado o Sport na última rodada. Na atual temporada, botou o Bahia na terceira fase da Copa do Brasil, faz boa campanha na Sula e está na final do Nordestão, com o Tricolor de Aço tendo sido vice-líder do grupo A na primeira fase e eliminado CRB e Fortaleza nas quartas e semis do torneio regional.

Guto Ferreira

Se por um lado Dado vai em busca do seu primeiro título da Copa do Nordeste, Guto Ferreira quer o tri da competição. Campeão em 2017 com o Bahia e em 2020 com o próprio Ceará, o treinador pode tornar-se o técnico com mais títulos na história do Nordestão. No momento, ele está empatado com Arthurzinho, campeão com América de Natal e Vitória. "A gente quer levantar mais uma taça, estamos a dois jogos dela. (...) Temos de trabalhar muito para que a gente possa repetir esse ano com mais um título do Ceará. Por tudo que o clube tem feito, merece esse título", afirmou Guto Ferreira, após a classificação para a decisão.

Guto assumiu o Ceará logo no início da pandemia do novo coronavírus, ainda quando os jogos estavam suspensos. De lá para cá, foi campeão da Copa do Nordeste de 2020, vice-campeão do Cearense do ano passado e fez uma boa campanha na Série A colocando o Ceará na Sul-Americana. Na atual temporada, ainda não sabe o que é perder no Nordestão e Sula. Falando em invencibilidade, o Vozão não perde um jogo pela Copa do Nordeste desde 2019, quando caiu para o Náutico nas quartas. De lá para cá são 22 jogos invicto.

CAMPANHAS - 1ª FASE

Bahia

Salgueiro 2x3 Bahia

Bahia 1x1 Botafogo-PB

Vitória 1x0 Bahia

Bahia 4x0 Sport

CSA 2x0 Bahia

Bahia 5x0 Altos-PI

Fortaleza 2x1 Bahia

Bahia 2x1 ABC

Ceará

ABC 1x1 Ceará

Ceará 3x1 Vitória

Altos-PI 0x0 Ceará

Ceará 0x0 Fortaleza

Botafogo-PB 1x1 Ceará

Ceará 2x0 CSA

Sport 0x4 Ceará

Ceará 3x0 Salgueiro

Quartas de final

Bahia 4x0 CRB

Ceará 3x0 Sampaio Corrêa

Semifinais

Fortaleza 0x0 Bahia (2x4 nos pênaltis)

Ceará 2x0 Vitória

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor