Chegam ao Uruguai 50 mil vacinas chinesas doadas à Conmebol

Imagem do autor
Cadastrado por

Blog do Torcedor

Publicado em 29/04/2021 às 9:22
X

POR AFP - As 50 mil doses de vacinas contra a covid-19 doadas pelo laboratório chinês Sinovac para imunizar jogadores, técnicos e árbitros do futebol sul-americano, que vão participar da Copa América e de outros torneios da Conmebol, chegaram ao Uruguai nesta quarta-feira. Este é "um acontecimento histórico em um momento histórico da humanidade", disse a jornalistas o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, no aeroporto de Carrasco, perto de Montevidéu.

Domínguez desembarcou na capital uruguaia nesta quarta-feira para receber pessoalmente as doses do voo cargueiro da Lufthansa, que chegou ao terminal aéreo por volta das 20h30, horário local. "Somos a única confederação do mundo que pensou grande, como mostra a história do futebol sul-americano", disse o dirigente, antes de agradecer à China e às autoridades uruguaias pelos esforços juntamente com o gigante asiático para obter a doação.

Domínguez destacou que a Sinovac produziu "um lote de vacinas específicas e principalmente para o futebol sul-americano", o que constitui "mais uma ferramenta" ao protocolo de saúde que a confederação já desenvolve. Desta forma, será possível "garantir a segurança dos protagonistas da próxima Copa América", afirmou, insistindo que as vacinas "de forma alguma substituem o protocolo".

LEIA MAIS

‘Temos que acreditar’, diz técnico do PSG sobre jogo de volta em Manchester

De virada, City vence PSG no primeiro jogo das semifinais da Liga dos Campeões

Por sua vez, o embaixador da China no Uruguai, Wang Gang, garantiu que esta doação configura "um antes e um depois nas relações entre a China e a Conmebol em geral, e entre a China e a Copa América em particular". O diplomata destacou ainda o papel do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para alcançar este objetivo e considerou um "reflexo da parceria estratégica entre a China e o Uruguai".

As doses serão distribuídas "imediatamente" às diferentes associações "em estrita conformidade com as normas legais e sanitárias em vigor", havia assinalado a Conmebol dias atrás em um comunicado. De acordo com a entidade, a vacinação com doses de CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, começará com as seleções que vão disputar a Copa América Colômbia-Argentina e que participam de torneios internacionais até chegar às seleções feminina e masculina da categoria principal de cada país.

"Em todos eles estão incluídos, naturalmente, a comissão técnica e os auxiliares", observou o organismo. A ordem continua com os árbitros e pessoal operacional envolvido na organização das partidas. A Conmebol esclareceu que a vacinação não será obrigatória. "O jogador que optar por não ser imunizado não será penalizado e nem excluído das competições." A operação de vacinação vai terminar antes do início da Copa América na Argentina e na Colômbia (13 de junho).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor