Clubes italianos terão que escolher entre Serie A ou Superliga, diz federação local

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 27/04/2021 às 15:04
X

AFP

A Federação Italiana de Futebol (FIGC), em resposta à tentativa de criar uma Superliga, adotou uma nova regra que proibirá a participação na Serie A (o campeonato nacional) de equipes que se comprometam com uma competição privada. Um clube que aderir a "competições não reconhecidas pela Federação, Uefa e Fifa" perderia oficialmente a sua afiliação ao campeonato, afirmou o presidente da FIGC, Gabriele Gravina, ao término de um comitê federal.

LEIA MAIS

> Veja onde assistir ao vivo o duelo entre Real Madrid x Chelsea pela Champions League

> Julian Nagelsmann será o técnico do Bayern de Munique por cinco temporadas

> Palmeiras x Independiente del Valle no SBT/TV Jornal nesta terça pela Libertadores

Três clubes italianos fizeram parte do grupo de doze que anunciaram na semana passada um projeto privado da Superliga que iria competir com a Liga dos Campeões. A Inter de Milão anunciou na quarta-feira sua desistência após a saída de seis clubes ingleses, mas Juventus e Milan foram menos claros e não especificaram se abandonariam ou não este projeto.

"É evidente que se, no dia 21 de junho, data de encerramento das inscrições, alguns quisessem participar em competições de caráter privado, não iriam participar do nosso campeonato", frisou Gravina, citado em um comunicado. "No momento não temos informações sobre quem ficou e quem saiu da Superliga", acrescentou.

A nova regra será incluída nas licenças do clube e nos regulamentos da FIGC. Este novo ponto do regulamento, visto como uma salvaguarda uma semana após o anúncio deste projeto da Superliga que chocou o mundo do futebol, foi aprovado por unanimidade, incluindo o diretor-geral da Inter, Giuseppe Marotta, que tem assento no comitê federal como representante da liga, de acordo com o jornal Gazzetta dello Sport.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor