publicidade
18/04/21
Pernambuco volta a ter jogo com VAR após quase quatro anos. Foto: CBF TV
Pernambuco volta a ter jogo com VAR após quase quatro anos. Foto: CBF TV

VAR remoto é a grande atração no clássico entre Náutico e Santa Cruz

18 / abr
Publicado por Marcos Leandro em Náutico às 9:43

O Clássico das Emoções deste domingo (18) terá uma novidade: a utilização do VAR, o famoso árbitro de vídeo. O sistema será operado de forma remota, ou seja, à distância. Este formato foi testado na Supercopa do Brasil, domingo passado, entre Flamengo x Palmeiras, com o recurso sendo manuseado através de uma cabine instalada na sede da CBF, que fica no Rio de Janeiro, em vez no próprio estádio dos Aflitos.

“A ideia da entidade máxima do futebol brasileiro é desenvolver o Centro de Excelência da Arbitragem e controlar a operação em um único local. O objetivo faz parte de um processo de evolução do árbitro de vídeo. Só temos a parabenizar a Confederação pela grande iniciativa”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

O VAR não foi usado em nenhuma outra partida do Pernambucano 2021, mesmo com equipes já prejudicadas por erros de arbitragem. O árbitro de vídeo foi utilizado apenas no Estadual de 2017, na final na qual o Sport bateu o Salgueiro.

“O feedback, o estudo, treinamento, a forma com que vamos conseguir dar o retorno aos nossos árbitros tem tudo para evoluir. Nós estarmos todos no mesmo local vai ser fundamental para um crescimento cada vez mais rápido da tecnologia”, explicou Leonardo Gaciba, chefe do departamento de arbitragem da CBF.

Para que a ferramenta seja utilizada de forma remota, isso só é possível por conta da tecnologia das fibras ópticas, que vão ser instaladas nos estádios e transmitem todos os lances com qualidade.

“O VAR é a modernidade no futebol. Tudo que procuramos hoje é modernizar treinamentos, monitoramento de trabalhos, jogar a tecnologia para dentro do nosso dia a dia. O VAR ameniza os erros no futebol. Nós vamos um dia lamentar, ficar chateado, mas o VAR é muito importante. Independente de segurança para esse jogo, falo no contexto do futebol que o VAR é muito importante e tomara que, se for necessário em alguns lances, ele conduza da melhor maneira possível nesse jogo contra o Santa Cruz”, afirmou Hélio dos Anjos, técnico do Náutico.


FECHAR