"Maior evento democrático da história do Santa Cruz", diz presidente do CD sobre votação da reforma do estatuto

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 16/04/2021 às 11:46
X

Um dia histórico. É assim que muitos tricolores estão definido o 17 de abril para o Santa Cruz. Isso porque os sócios vão votar, de maneira virtual, pela aprovação ou não da reforma do estatuto, uma bandeira defendida por vários grupos de torcedores corais há anos. Depois de muita luta, o Tricolor do Arruda pode caminhar para tornar-se um clube mais democrático, assim como aconteceu em outros times do Brasil, como por exemplo Fortaleza e Bahia, para ficarmos em equipes aqui do Nordeste. Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Mário Godoy, definiu a votação do estatuto como maior evento democrático da história coral.

"É a primeira vez que a gente está fazendo uma votação virtual no clube, respeitando não só o quadro da pandemia, mas também os sócios do interior e o restante do Brasil, que vão ter oportunidade de colocar essa democracia em prática e votar, espero que aprovando a reforma do estatuto, que é o desejo de torcida tricolor. Nas votações do Santa Cruz são cerca de 1000 votos, como foi na última eleição. E agora, para a votação da reforma do estatuto a gente tem mais de 5000 votos participando deste maior evento democrático da história do Santa Cruz", afirmou Mário Godoy.

Como citado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, a votação da reforma do estatuto vai ser 100% online, através da empresa eletrônica especializada em votação virtual Bisaweb. Nesta sexta-feira, aliás, os sócios corais estão recebendo um e-mail com o link, login e senha para votarem, porém só podem votar a partir das 9h30 do sábado (17), que é o horário que inicia a votação - a cerimônia da Assembleia Geral ocorre de 9h. Os sócios corais, aliás, terão como votar até 20h.

Segundo Mário Godoy, poucas pessoas estarão no clube para realizar a abertura formal da votação, que será transmitida de maneira virtual via aplicativo zoom - o link também vai para o e-mail do associado. A definição se o novo estatuto será aprovado ou não deve acontecer até 21h, mas a tendência é de que o resultado saia antes, já que a apuração é de maneira virtual e tende a ser mais rápido.

Pontos da reforma do estatuto. Foto: Reprodução/ Intervenção Popular Coral

LEIA MAIS

Sem revelar posições, Gallo confirma busca do Santa Cruz por reforços ‘que cheguem para jogar’

Gallo se diz preparado para desafio no Santa Cruz, mas pede calma com evolução: “Não sou mágico”

VAR no clássico é injustiça com times que foram prejudicados com erros de arbitragem

PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA DO ESTATUTO

Antes de ser eleito presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Mário Godoy era presidente da Comissão que solicitava a reforma do estatuto, bandeira que também era apoiada por outros movimentos, como por exemplo o Intervenção Popular Coral. A proposta para a reforma é baseada em quatro pilares: democracia, transparência, modernização do clube em todas as áreas e também o incentivo à base, na tentativa de tornar o Santa Cruz um time formador e sustentável.

"A gente se espelha em boas práticas de grandes clubes do Brasil, que decolaram no futebol nacional especialmente após a reforma do estatuto, como Bahia e Fortaleza em 2013. Isso pode aparentar  não ter a ver com futebol, mas a experiência prática nos clubes que citei provam que, a partir de democracia e transparência dos investidores, isso tem repercussão num futebol vencedor", explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Tricolor.

E quais são as principais propostas da reforma do estatuto? De cara, começar dando direito a voto para todos os sócios do clube. Isso porque nem todo associado consegue votar nas eleições do Santa Cruz, mas apenas aqueles que podem pagar os planos mais caros. Ou seja, se a reforma por aprovada, todos poderão votar no próximo pleito coral, que é em 2013. Seja o associado que paga o menor valor ou aquele que oferta a maior quantia.

Outra proposta é com relação ao incentivo à base. Se o estatuto for aprovado, 30% do elenco do Santa Cruz terá que ser formado por jogadores criados no clube. Além disso, outro ponto é investir 30% das vendas de jogadores da base na própria formação de novos atletas no Tricolor, na busca de tornar a Cobra Coral uma equipe formadora. Além disso, 40% da receita bruta do Conselho será para a base caso o novo estatuto seja aprovada. Hoje esse valor é de apenas 25%.

Com relação a política de transparência caso a reforma do estatuto seja aprovada, um dos principais pontos é a publicação mensal da lista de sócios, que hoje é apenas de três em três anos. Outra proposta é auditoria externa sobre a gestão, enquanto atualmente não tem isso. Além disso, a ideia é fazer com que a prestação de conta seja trimestral e não anual, como acontece.

Na proposta de modernização do clube, o novo estatuto prevê o fim da Comissão Patrimonial, sendo substituído por uma criação da Diretoria Patrimonial e subordinada ao Executivo. A ideia é acabar com a divisão dos poderes existentes no Santa Cruz, o que acaba fazendo com que o clube tenha mais de um poder e, consequentemente, não tenha a harmonia da gestão. Para conferir o texto da reforma do estatuto na íntegra, acesse o site do Santa Cruz e leia clicando aqui.

Se o novo estatuto for aprovado neste sábado, o texto vai precisar de mais 30 dias para ser arquivado em cartório e, após isso, vai estar valendo após 90 dias o novo estatuto. Os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, aliás, serão os responsáveis por cobrar da gestão coral as ações de um novo estatuto.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor