FPF confirma uso do VAR remoto no clássico entre Náutico e Santa Cruz

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 14/04/2021 às 14:02
X

Uma boa notícia para o futebol pernambucano. Por meio de nota, a Federação Pernambucana de Futebol informou que o clássico entre Náutico x Santa Cruz, marcado para o próximo domingo, vai contar com o VAR remoto, que será operado à distância. Este formato, aliás, foi testado na final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo x Palmeiras, com o recurso sendo manuseado através de uma cabine instalada na sede da CBF, que fica no Rio de Janeiro. Sendo assim, o futebol pernambucano volta a ter o uso do VAR após quase quatro anos. A última vez foi em 2017, na final do Estadual, entre Sport e Salgueiro.

“A ideia da entidade máxima do futebol brasileiro é desenvolver o Centro de Excelência da Arbitragem e controlar a operação em um único local. O objetivo faz parte de um processo de evolução do árbitro de vídeo. Só temos a parabenizar a Confederação pela grande iniciativa”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

LEIA MAIS

Novo técnico do Santa Cruz, Alexandre Gallo já teve quatro passagens em Pernambuco; relembre cada uma

Saiba onde assistir ao vivo o jogo entre Sport x Vitória das Tabocas

Após passar por cirurgia no joelho esquerdo, Álvaro não tem previsão de retorno aos gramados

De acordo com o chefe do departamento de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, o processo do uso do VAR tende a melhorar com todo mundo junto no mesmo lugar.  “O feedback, o estudo, treinamento, a forma com que vamos conseguir dar o retorno aos nossos árbitros tem tudo para evoluir. Nós estarmos todos no mesmo local vai ser fundamental para um crescimento cada vez mais rápido da tecnologia", explicou Gaciba.

O uso do VAR é uma bandeira defendida quase que por unanimidade entre os amantes do esporte, uma vez que a tecnologia minimiza os erros de arbitragem e traz mais justiça ao jogo - embora o recurso também erre, já que é operado por humanos. Para que a ferramenta seja utilizada de forma remota, isso só é possível por conta da tecnologia das fibras ópticas, que vão ser instaladas nos estádios e transmitem todos os lances com qualidade, como explica Wagner Reway, árbitro de vídeo na Supercopa de 2021.

“Podemos ver que não perdemos nada e não teve nenhuma diferença do que fazemos de forma presencial. Além disso, a comunicação verbal com a arbitragem de campo foi facilitada, o sinal estava mais limpo. As imagens tinham a mesma qualidade e foi como se estivéssemos no próprio estádio, foi exemplar e um excelente trabalho feito pela CBF", declarou Wagner Reway. O Uso do VAR no clássico, aliás, deve servir como teste para a implementação do recurso na fase final do Campeonato Pernambucano.

A equipe de arbitragem do clássico entre Náutico e Santa Cruz terá Diego Fernando como árbitro, Marcelino Castro de Nazaré e Fernando Antônio da Silva Junior como auxiliares, enquanto o experiente Anderson Luís Marques será o quarto árbitro. A bola rola às 16h, nos Aflitos e, claro, você acompanha tudo do clássico nas ondas da Rádio Jornal.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor