Sport leva 4x0 do Ceará na Ilha e está virtualmente eliminado da Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Blog do Torcedor

Publicado em 03/04/2021 às 18:15
X

Por Marcelo Aprígio

Precisando vencer para descomplicar sua situação na Copa do Nordeste, o Sport perdeu por 4 a 0 para o Ceará, na Ilha do Retiro, nesta sábado (3), e está virtualmente eliminado do torneio regional, o que pode se confirmar matematicamente ainda neste sábado, se, ao menos, o ABC empatar com o Sampaio Corrêa, em partida que começa às 18h15.

> Sport e Jair Ventura: vexame e pressão

> ABC e Sampaio empatam; Sport e Santa Cruz estão eliminados da Copa do Nordeste

Em duas jogadas de escanteio o Vozão furou a defesa rubro-negra ainda no primeiro tempo. O terceiro gol cearense veio no segundo tempo com o colombiano Mendoza. A goleada foi confirmada após o Sport se atrapalhar e Pedro Neressi marcou de toquinho. A partida teve a transmissão da TV Jornal, com narração de Aroldo Costa, comentários de Maciel Junior e reportagens de Lílian Fonsêca.

Com a derrota, o Leão da Praça da Bandeira amarga a vice-lanterna do grupo B, com 5 pontos, sendo que o último colocado, o Botafogo-PB, está com um jogo a menos. Assim, o time da Ilha do Retiro tem que ganhar o próximo jogo e torcer por uma combinação de resultados favoráveis a si.

No momento, não alcança mais Fortaleza (14 pontos), CSA e Vitória (ambos com nove). O ABC é quarto colocado, com oito. Portanto, se empatar com o Sampaio hoje, já elimina matematicamente o Sport. O saldo de gols já é muito favorável ao time potiguar: 1 contra - 10, um saldo de 11 gols de diferença. O Ceará, por sua vez, vai dormir na ponta de cima da tabela do grupo A, com 13 pontos.

Agora, o Sport enfrenta o Treze, enquanto o Ceará encara o Salgueiro. Ambas as partidas serão válidas pela rodada final da fase de grupos da Copa do Nordeste. Antes disso, o Leão ainda enfrenta o Afogados, na quarta-feira, pelo Campeonato Pernambucano.

O jogo

A partida começou com o Sport dominando o jogo. Enquanto o time do Ceará não atacava, o Leão da Praça da Bandeira se apresentava bastante ativo, apesar de não conseguir balançar as redes do adversário. Na fase inicial da partida, aos três minutos, após cobrança de falta por Sander, a bola foi pela rasteira na área e depois de disputa, Toró aproveitou a sobra e bateu de primeira para o gol, fazendo o arqueiro do Vozão, Richard, se esticar e mandar para escanteio.

Aos 22 minutos, Toró tocou para Betinho, que puxou para o meio, mas Charles chegou para fazer o corte e cometer falta perigosa. Coube a Thiago Neves cobrar a jogada. O atleta rubro-negro mandou com força diretamente para o gol cearense, mas Richard foi rápido e conseguiu salvar a equipe.

A atuação dos times mudou por volta dos 30 minutos, quando os alvinegros abriram o placar. A bola balançou as redes do Leão após cobrança de escanteio por Vina, a bola desviou em Saulo Mineiro e ficou viva dentro da área, para Gabriel Dias estufar as redes de Luan Polli. Depois disso, se por um lado o Sport perdeu o ânimo, o Ceará cresceu na partida.

A situação ficou ainda mais complicada para a equipe pernambucana quando Cléber marcou o segundo para o Vozão, em menos de cinco minutos, aos 33, em mais um lance de bola parada. Numa jogada ensaiada, Vina, mais uma vez, cobrou escanteio, mandou na área e Charles escorou para Cléber mandar de primeira para o gol.

Na reta final do primeiro tempo, o Leão esboçou reação, mas toda tentativa era parada pela defesa cearense.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Sport não teve nenhuma modificação, mas retornou melhor e foi para cima do Vozão, mostrando um volume ofensivo maior, que já tentava apresentar no fim da etapa anterior. Aos quatro minutos, Marcão apareceu livre na área e, de cabeça, mandou para o gol de Richard, que se desdobrou para evitar o primeiro do Leão.

A pressão rubro-negra não durou muito. Isso porque o Ceará anulou os ataques do Sport, possibilitando a ampliação da vitória. Aos 31 minutos, o colombiano Mendoza recebeu sozinho na área e marcou o terceiro gol do Vozão no jogo. Sem sofrer e com um placar elástico, os cearenses ainda chegaram ao quarto gol nos acréscimos, após Felipe Vizeu deixar Pedro Naressi em condições claras para dar números finais ao duelo nordestino.

Ficha do jogo

Sport 0

Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Marcão (Ricardinho), Betinho e Thiago Neves (Gustavo); Neilton (Thiago Lopes), Toró (Dalberto) e Tréllez (Mikael). Técnico: Jair Ventura.

Cartões amarelos: Betinho, Marcão e Adryelson (Sport)

Ceará 4

Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Kelvyn); Charles (Pedro Naressi), Willian Oliveira e Vina; Steven Mendoza (Jorginho), Saulo Mineiro (Lima) e Cléber (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.

Gols: Gabriel Dias aos 30’/1ºT, Cléber aos 33’/1ºT, Mendoza aos 31’ do 2º/T e Pedro Naressi aos 47'/2ºT

Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (ambos da BA)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor