Relembre os clássicos entre Santa Cruz e Sport pela Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 31/03/2021 às 14:11
X

Santa Cruz e Sport se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio do Arruda. O segundo Clássico das Multidões da temporada será válido pela Copa do Nordeste e terá transmissão da TV Jornal. Este será o oitavo embate entre os rivais no Nordestão, numa história recheada de rivalidade e jogos decisivos.

Diante deste cenário, a reportagem do Jornal do Commercio resolveu relembrar todos os embates entre Santa Cruz e Sport na Copa do Nordeste. O primeiro aconteceu em 2001, enquanto o último foi em 2020.

LEIA MAIS

Veja os reforços de Santa Cruz e Sport aptos para o Clássico das Multidões

Na TV Jornal, Santa Cruz e Sport se reencontram em Clássico das Multidões decisivo pela Copa do Nordeste

Santa Cruz 1x0 Sport - 2001

O primeiro confronto entre os times pela Copa do Nordeste foi em 2001. Na ocasião, eles se enfrentaram no Arruda, em duelo válido pela sétima rodada da primeira fase, onde todas equipes duelavam entre si em jogos de ida. E deu Santa Cruz. Com gol do atacante Joãozinho, o Tricolor bateu o Sport por 1x0. Naquela edição do Nordestão, nenhum pernambucano foi campeão. O Leão até chegou na decisão, mas foi derrotado por 3x1 para o Bahia. Já o Santa Cruz caiu na primeira fase, ficando em quinto - só passavam quatro -, enquanto o Náutico foi eliminado pelo Sport na semifinal.

Sport 1x2 Santa Cruz - 2002

Os rivais voltaram a se encontrar na primeira fase da Copa do Nordeste de 2002, que manteve o mesmo formato na edição anterior. E novamente deu Santa Cruz. Na Ilha do Retiro, o Tricolor bateu o Sport por 2x1, com gols do zagueiro Sandro Blum e do atacante Rincón para o lado coral, enquanto o zagueiro Gaúcho descontou para o Leão. Ao fim da primeira fase, o Rubro-Negro não conseguiu avançar para semifinal, já que ficou em 10º. Por sua vez, o Santa Cruz passou em quarto, mas caiu diante do Vitória, enquanto o Náutico foi eliminado pelo Bahia também na fase semifinal.

Sport 2x0 Santa Cruz - 2014

Os times voltaram a se encontrar pela competição na semifinal de 2014. No primeiro jogo, na Ilha do Retiro, 2x0 para o Sport, com gols dos atacantes Neto Baiano e Felipe Azevedo.

Foto: Diego Nigro/ Acervo JC Imagem

Santa Cruz 1x2 Sport - 2014

No jogo de volta, no estádio do Arruda, o Sport venceu o Santa Cruz mais uma vez. Desta vez, o placar foi 2x1 para o Rubro-Negro, que marcou com o lateral-direito Patric e o volante Rithely, enquanto o Tricolor descontou com o atacante Léo Gamalho. A partida teve três expulsões: os zagueiros Leandro Souza e Everton Sena pelo lado do Santa Cruz, enquanto o atacante Felipe Azevedo foi expulso no Sport. Os dois times, aliás, reclamaram dos cartões vermelhos.

Após eliminar o Santa Cruz, o Sport sagrou-se campeão da Copa do Nordeste de 2014 ao derrotar o Ceará na final. O título, aliás, foi o último do Rubro-Negro na competição, o terceiro de sua história.

Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

Sport 1x2 Santa Cruz - 2017

Os rivais voltaram a se encontrar em 2017 e novamente na semifinal. No primeiro jogo, na Ilha do Retiro, vitória coral por 2x1, com gols marcados pelo meia Léo Costa e do atacante Halef Pitbull, enquanto o meia Diego Souza fez o gol leonino. Uma grande polêmica aconteceu durante a comemoração de Pitbull, que bateu com a mão aberta no escudo do Sport, além de imitar um cachorro - como sempre fazia. Na época, no entanto, o jogador disse que não fez por provocação ao Leão.

Foto: Diego Nigro/ Acervo JC Imagem

Santa Cruz 0x2 Sport - 2017

No jogo de volta, no Arruda, o troco leonino veio. Com gols do meia Everton Felipe e André, o Sport venceu o Santa Cruz por 2x0 e avançou para a final. A partida entre os rivais, aliás, foi marcada por muita confusão dentro de campo. Os volantes Rithely e Elicarlos foram expulsos, além do lateral-direito Vitor. Depois da classificação Rubro-Negra, os jogadores do Sport fizeram muita festa, além de provocações ao atacante Halef Pitbull. Na decisão da Copa do Nordeste, no entanto, o Leão perdeu a final para o Bahia e ficou com o vice.

Foto: Guga Mato/ Acervo JC Imagem

Sport 1x0 Santa Cruz - 2020

No último duelo entre os clubes pela competição, que curiosamente foi o último Clássico das Multidões antes da pandemia do novo coronavírus, deu Sport mais uma vez. Com gol do atacante Élton, o Rubro-Negro venceu o Santa Cruz por 1x0. Na fase mata-mata do torneio, os rivais caíram nas quartas de final. O Leão foi eliminado pelo Fortaleza, enquanto o Tricolor caiu diante do Confiança. Ambas eliminações, aliás, aconteceram nos pênaltis.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor