Duelo entre Brasil x Argentina na Arena de Pernambuco pode ser adiado

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 04/03/2021 às 13:46
X

O Superclássico das Américas entre Brasil x Argentina, que está marcado para o dia 30 de março, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, pode ser mais uma vez adiado devido ao cenário de aumento nos casos de coronavírus na América, especialmente no Brasil.  Em meio a um possível adiamento, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, em contato com a reportagem do Jornal do Commercio, explicou que a Conmebol realiza reuniões todas as sextas-feiras, avaliando cenários e relatórios da covid-19 nos países envolvidos nas eliminatórias. Por isso, mesmo com a possibilidade de ser adiado, até o momento, o jogo está mantido, já que não há nenhuma decisão tomada pelas entidades responsáveis pela gerência do confronto.

“Não tem adiamento definido neste momento. O jogo está mantido. Existem reuniões semanais que ocorrem para avaliação de relatórios epidemiológicos, curva de nível, quadros, cenários. Tudo é analisado e existem variáveis que podem levar ao adiamento. Hoje, a informação oficial da Fifa e da Conmebol, é que o jogo está mantido. Como toda sexta-feira tem reunião, pode então ter uma nova decisão amanhã (5). É uma rotina normal de avaliação de cenários, a gente não tem como dizer com certeza. Tanto é possível manter, como é possível adiar. Não tem como garantir nem que vai ter, nem que vai adiar”, afirmou o mandatário. 

Por outro lado, uma informação do colunista Marcelo Rizzo, do Portal UOL, antecipa que o assunto pode ser deliberado antes mesmo do que o previsto por Evandro Carvalho. Isso porque uma reunião virtual entre a Fifa e a Conmebol marcada para esta quinta-feira (4) pode definir o adiamento da partida, com os dois jogos deste mês de cada seleção sendo diluídos em outras datas Fifa até março de 2022, com a exceção do mês de junho, onde estará sendo disputada a Copa América 2020. Além disso, a entidade também abriria uma exceção para que Conmebol realizasse três e não duas partidas nessas datas.

LEIA MAIS:

>> Gramado da Arena de Pernambuco passa por revitalização para receber Brasil x Argentina pelas eliminatórias da Copa

>> Confirmação de Brasil x Argentina na Arena de Pernambuco empolga torcedores pernambucanos nas redes sociais

>> Presidente da FPF comemora Brasil x Argentina em Pernambuco: “Graças a Deus conseguimos”

>> Brasil x Argentina: Messi em Pernambuco pela primeira vez? Maradona já esteve

Apesar do encontro agendado entre Gianni Infantino e Alejandro Dominguez, presidentes das duas entidades, a tendência é que a Conmebol não aceite a ideia, além de bater o pé para que a Fifa pressione os clubes europeus para liberar os atletas à virem para a América do Sul participar dos jogos das eliminatórias no fim do mês. Na visão da Conmebol, a solução sugerida pela Fifa não agrada às confederações sul-americanas, principalmente pelas questões comerciais, já que acordos de direito de transmissão que estavam travados, passaram a ser fechados justamente pela rodada das eliminatórias no mês de março. 

O administrador da Arena de Pernambuco, Kléber Borges, disse que vai esperar para se pronunciar apenas após a decisão que será tomada na reunião entre a Fifa e a Conmebol. No entanto, ele relatou algumas ações específicas que foram realizadas para manter o palco da partida pronto para receber o Superclássico entre Brasil x Argentina.

"Fizemos o rebaixamento do gramado para 22 milímetros, como é utilizado na Europa, além da preparação da sala do VAR e algumas atividades específicas em relação à prevenção do novo coronavírus, como ampliação dos espaços que vão receber os jogadores, mas nada que fuja da preparação diária da Arena de Pernambuco, que está preparada para receber a qualquer momento um jogo internacional. Estamos pronto para oferecer a melhor qualidade para as seleções do Brasil e Argentina nesse jogo que pode ser realizado no final do mês", detalhou.

TORCIDA

De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, em meio ao imbróglio da realização ou não da partida no fim do mês, a única situação que já está definida é a não participação da torcida no Superclássico das Américas. Segundo o mandatário, Pernambuco até conseguiu adquirir a tecnologia necessária para viabilizar a presença do público, no entanto, outros países sul-americanos não conseguiram e, com isso, o estado ficou inviabilizado.

"A única garantia que temos com certeza absoluta é que nós não vamos poder colocar público. Apesar de Pernambuco ter conseguido a tecnologia, sendo o primeiro local no Brasil e na América Latina a firmar convênio com a Montec e com o programa internacional que é utilizado na NBA, no circuito artístico da Europa, etc. Mesmo tendo toda a tecnologia que poderia colocar de 6 a 8 mil pessoas no estado, todo mundo com certificação digital que foi testado ou vacinado, nós não vamos poder colocar, porque os outros países envolvidos nas eliminatórias não conseguiram a tecnologia. Não posso colocar público aqui, enquanto na Argentina, no Uruguai, não vai ter. Isso já está definido que não vai ter torcida", finalizou Evandro Carvalho.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor