Eleições do Sport são suspensas por causa de agravamento da pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 01/03/2021 às 18:54
X

Atividades não essenciais deverão fechar entre 20h e 5h em todos os 184 municípios de Pernambuco por causa do agravamento da pandemia da covid-19, segundo anunciou o governo do Estado, na tarde desta segunda-feira (1º). As novas medidas restritivas acabaram por atingir também as eleições do Sport Club do Recife, então marcadas para a próxima sexta-feira (5) e adiadas pelo clube, também na tarde desta segunda-feira, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O pleito deveria ter sido realizado no mês de dezembro de 2020, entretanto, na época, a diretoria adiou justificando que a pandemia do coronavírus impossibilitava a realização da votação.

>> Pernambuco faz novas restrições e proíbe atividades não essenciais das 20h às 5h. Praias serão fechadas no fim de semana

De acordo com Frederico Guilherme, presidente da Comissão Eleitoral do Sport, o adiamento foi determinado pela SES. "A gente tomou conhecimento disso por meio da Secretaria de Saúde, que estava analisando as providência que nós tomamos para a eleição e essa informação nos veio, de que a gente não teria as condições por força da pandemia, para realizar essa eleição na próxima sexta-feira. A gente então suspendeu, por imposição obviamente de saúde pública. Vamos remarcá-la para o dia que for mais conveniente", disse Frederico.

Sobre uma nova data, inclusive, ainda não há resposta. O adiamento será mantido por tempo indeterminado, já que depende de um recuou nos números pandêmicos no Estado. Apesar disso, Frederico garante que todas as providências que foram todas continuam. "Estamos com as chapas todas registradas e não temos outra coisa se não aguardar a determinação da Secretaria de Saúde para nos liberar", complementou.

A reportagem do Jornal do Commercio e do Blog do Torcedor procurou a SES e questionou os motivos pelos quais a pasta determinou o adiamento das eleições rubro-negras. Por meio de nota, a Secretaria confirmou que decidiu pela não realização das eleições em função do atual cenário epidemiológico.

Veja a resposta da SES

"A Secretaria Estadual de Saúde informa que, em reunião nesta segunda-feira (1º.03), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu pela não realização das eleições presenciais do Sport Club do Recife, que estava previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (05.03).

A SES-PE ressalta que, diante do atual cenário epidemiológico, não há condições para realização de nenhum evento que possa gerar aglomeração e propagação do vírus, como é o caso do pleito do clube, que iria reunir cerca de três mil eleitores."

Eleições virtuais

Sobre a possibilidade de realizar eleições virtuais, Frederico Guilherme descartou. Ele lembrou que essa saída já foi discutida, mas que o clube alegou que não é possível realizar as eleições de forma remota. "Não quero afirmar porque não sou diretor do Sport, sou apenas presidente da comissão eleitoral. Me foi noticiado dessa impossibilidade, que pra mim não é técnica, há outras implicações, inclusive de custo", resumiu.

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor