Veja como o Sport pode garantir vaga na Copa Sul-Americana 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 22/02/2021 às 10:28
X

Após atingir o principal objetivo do ano, garantindo a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport agora vai em busca de uma vaga na Copa Sul-Americana 2021. Se essa possibilidade fosse perguntada a um torcedor rubro-negro no mês de agosto, antes do início do Brasileirão, ninguém acreditaria, já que o Leão era tido como um provável rebaixado. No entanto, a uma rodada para o fim da competição, as chances de classificação do rubro-negro para disputar o torneio continental são grandes. Atualmente na 14ª colocação, o Sport precisa apenas manter a sua posição para voltar à competição internacional depois de quatro anos. 

Não foi por conta própria, mas o Sport garantiu a permanência na Série A com uma rodada de antecedência mesmo com a derrota por 3x2 para o Atlético-MG nesse domingo (21), na Ilha do Retiro. O resultado negativo não tirou o Leão da 14ª posição, que é a colocação que o clube precisa manter até o fim do Brasileirão para retornar ao torneio continental. Isso porque inicialmente as vagas para a Sul-Americana via Série A iriam do 7º até o 12º colocado. Entretanto, como o Palmeiras venceu a Libertadores e está na parte de cima da tabela, abriu vaga para o 13º.

LEIA MAIS:

> Torcida do Sport exalta trabalho de Jair Ventura e apoia renovação de Thiago Neves

Thiago Neves revela desejo de renovar com Sport para conquistar títulos em 2021

Veja as imagens da comemoração do Sport pela permanência na Série A

Após permanência do Sport na Série A, Jair Ventura exalta jogadores: “Grandes responsáveis”

Outra combinação que abriu mais uma vaga para a Sul-Americana está na final da Copa do Brasil, que será disputada entre Palmeiras e Grêmio, times que estão na parte de cima da Série A. O vencedor do torneio nacional garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores, que pode ficar com o Grêmio caso seja o campeão ou migrar para o Brasileirão em caso de título do Palmeiras. Ou seja, neste contexto, com os dois finalistas bem posicionados na tabela, abriria vaga para o 14º jogar a Sul-Americana independentemente do campeão da Copa do Brasil.

CHANCES DO LEÃO PELA ÚLTIMA VAGA

É neste cenário que o Sport entra na luta para buscar a última vaga disponível para a Sul-Americana, que passou por modificações e será disputada pela primeira vez em sistema de fase de grupos, como acontece na Libertadores. Atualmente em 14º lugar com 42 pontos, o rubro-negro não pode mais ultrapassar Atlético Goianiense e Ceará, que estão à sua frente com 46 e 49 pontos, respectivamente. Por isso, quando entrar em campo na próxima quinta-feira (25), para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o Leão dependerá apenas de si mesmo para carimbar o retorno ao torneio continental. 

> Conmebol sorteia jogos da primeira fase da Sul-Americana 2021

> Arena de Pernambuco é finalista para sediar decisão da Copa Sul-Americana

Para conseguir o feito, a matemática é simples. Vitória por qualquer resultado lá no Paraná levaria o Sport a 45 pontos e o garantiria na Sul-Americana independente dos resultados de Bahia e Fortaleza, que estão com 41 pontos em 15º e 16º, respectivamente. Os dois adversários nordestinos também almejam essa última vaga para o torneio internacional, porém, dependem de um tropeço do Leão. Assim, em caso de empate ou derrota diante do Athletico-PR, o Sport só se classificaria caso Fortaleza e Bahia não vençam seus jogos. 

Ou seja, venceu, está classificado. Se não vencer, terá que torcer para Bahia e Fortaleza no máximo empatar seus jogos. Isso porque os três ficariam empatados em número de pontos, mas no confronto direto, o Sport leva vantagem no primeiro quesito de desempate: número de vitórias. No item, o Leão tem 12 contra 11 do Bahia e 10 do Fortaleza. De acordo com dados matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Sport ir à Sul-Americana é de 65,8%. Já o site Chance de Gol aponta o time pernambucano com 54% de chance de jogar o torneio continental.

MUDANÇA NA SUL-AMERICANA

A segunda competição de clubes mais importante da América do Sul terá um novo formato em 2021. De acordo com a Conmebol, a Copa Sul-Americana será disputada com uma fase de grupos, como acontece na Libertadores. O torneio será dividido em três fases, que são: preliminares, fase de grupos e mata-mata (oitavas de final). Os times do Brasil e da Argentina não disputarão as fases preliminares e já entrarão direto na fase de grupos.

A fase preliminar terá jogos de ida e volta entre times do mesmo país. Um sorteio vai definir os confrontos. Ao todo, participam 32 times nesta parte da competição divididos entre a Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Com isso, apenas 16 avançam da fase preliminar para encontrar os seis times brasileiros e os seis argentinos, além de quatro times eliminados da fase preliminar da Libertadores. Um novo sorteio vai definir a formação dos oito grupos, que será composto por quatro equipes cada.

JOGOS DOS CONCORRENTES DIRETOS

21h30 - Athletico-PR x Sport - Arena da Baixada

21h30 - Bahia x Santos - Arena Fonte Nova

21h30 - Fluminense x Fortaleza - Maracanã

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor