Chances de queda do Sport são mínimas, apontam sites estatísticos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 16/02/2021 às 10:42
X

A permanência do Sport na Série A não está matematicamente garantida, mas a tendência é de que se confirme na próxima rodada. Na 14ª posição, o Leão tem 42 pontos, cinco a mais que o primeiro time dentro da zona do rebaixamento, que é o Vasco. Isso num cenário em que faltam apenas duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro. Por conta deste cenário, os três sites estatísticos escolhidos pela reportagem (Infobola, Chance de Gol e Departamento de Matemática da UFMG) apontam chances mínimas de queda para o clube.

De acordo com o site estatístico Chance de Gol, o Sport tem 0,05% de chances de cair para a Série B. Já o InfoBola aponta que o Rubro-Negro tem apenas 1% de chances de ser rebaixado para a Segunda Divisão do futebol brasileiro. Por fim, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) diz que o Leão tem 0,006% de chances de ser rebaixado. Ou seja, por mais que matematicamente a permanência ainda não esteja garantida, o risco de cair é muito pequeno, como dizem os portais estatísticos.

O Sport, aliás, pode garantir sua permanência na Série A antes mesmo de entrar em campo contra o Atlético Mineiro. Se o Bahia, que tem 38 pontos, não vencer o Fortaleza no próximo sábado, no Castelão, aí o Rubro-Negro já está garantido na elite do futebol brasileiro. Caso o Tricolor de Aço triunfe contra o clube cearense, aí o Leão precisaria de pelo menos um empate diante do Galo para confirmar a permanência. No entanto, no mesmo horário do jogo do Sport contra o Atlético Mineiro, o Vasco, que tem 37 pontos, visita o Corinthians. Se o clube carioca não triunfar diante do Alvinegro Paulista, aí o Rubro-Negro está garantido, independentemente do resultado contra o Galo.

Se o Sport perder para o Atlético Mineiro, está garantido na Série A se o Vasco não vencer o Corinthians no próximo domingo.

Ou seja, para o Sport não confirmar a sua permanência já nesta rodada o Rubro-Negro tem que perder e Vasco e Fortaleza triunfarem nas suas partidas, diante de Corinthians e Fortaleza, respectivamente.

JOGOS DO SPORT E PRINCIPAIS CONCORRENTES NA RODADA

Fortaleza x Bahia - 20/02, às 21h

Sport x Atlético Mineiro - 21/02, às 16h

Corinthians x Vasco - 21/02, às 16h

LEIA MAIS

Auxiliar técnico do Sport diz que empate com Bragantino “vai valer a pena” no final do Brasileirão

Thiago Neves valoriza empate do Sport com Bragantino: “Importantíssimo”

Saiba o que precisa acontecer para Sport livrar rebaixamento na Série A

Sport prioriza marcação, empata com Bragantino e encaminha permanência na Série A

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor