Secretaria de Saúde vai vistoriar Arruda e eleição do Santa Cruz pode acontecer na quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 09/02/2021 às 19:00
X

A eleição do Santa Cruz não vai acontecer nesta quarta-feira. Em nota oficial, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que vai vistoriar o Arruda nesta quarta-feira e, se aprovado o plano de segurança sanitária, o pleito pode acontecer já a partir do dia seguinte, a quinta-feira (11). A decisão do órgão estadual surgiu após comunicado enviada pela Comissão Eleitoral, na tarde desta terça-feira, informando a existência de um protocolo de prevenção ao novo coronavírus.

LEIA MAIS

> Santa Cruz oficializa as renovações de Leonan e Chiquinho

> Constantino Junior se reúne com candidatos à presidência do Santa Cruz para tratar de eleição presidencial

> Santa Cruz: Oposição questiona adiamento da eleição e vai tentar interceder junto à Secretaria de Saúde

> Eleições do Santa Cruz estão adiadas, confirma presidente do Conselho Deliberativo

> Santa Cruz prepara esquema de segurança sanitária para as eleições do clube

Mais cedo, o presidente e candidato a reeleição do Conselho Deliberativo, Paulo Borba, informou que a Secretaria de Saúde havia determinado a não realização do processo eleitoral "por causa do público estimado de cerca de duas mil pessoas". A decisão foi rapidamente contestada pelos opositores Joaquim Bezerra e Josenildo "Dody".

Além disso, o atual presidente Constantino Júnior convocou os candidatos para uma reunião sobre o assunto nesta terça-feira. A ideia do encontro era conversas com os envolvidos para evitar, por exemplo, aglomeração na vitória de algum dos três candidatos.

Após a reunião dos candidato com Constantino, o atual presidente do Santa Cruz conversou com a Rádio Jornal e reforçou o pedido para que os torcedores tenham consciência e não aglomerem no entorno da sede do clube.

"Imagina começar uma votação e ao mesmo tempo começa aglomeração fora do Arruda, o governo pode encerrar o pleito. Imagina a decepção que vai ser. Torcedor, venha apenas o sócio votante. Tenha tranquilidade, torça, mas não aglomere aqui do lado de fora porque se não, não tem o pleito. Por mais que o Santa Cruz esteja preparado, não teremos como evitar aglomerações no entorno. É uma mensagem para que o torcedor tenha essa sensibilidade, que os candidatos passem essa mensagem para que o torcedor não venha porque pode até suspender o pleito e acabar atrapalhando até o seu candidato. O que todo mundo quer é que aconteça logo esse pleito", pediu o presidente coral.

Além dos opositores, Roberto Freire também concorre ao comando do Santa Cruz. A eleição, depois de adiada, foi marcada para esta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no Arruda. No entanto, após consulta do presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Borba, o Governo de Pernambuco não liberou a realização da eleição. A Copa do Nordeste e o Estadual estão previstos para acontecer no fim deste mês de fevereiro.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu, no último dia 4 de fevereiro, uma consulta sobre a realização da assembleia geral ordinária para as eleições do Santa Cruz Futebol Clube. No documento, o Conselho Deliberativo do clube solicita autorização da eleição explicitando tão somente a previsão de que cerca de duas mil pessoas participariam do pleito.

Ignorando o Decreto Estadual nº 50.077, de 20 de janeiro de 2021, que determina a suspensão da realização dos eventos corporativos, institucionais e sociais no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2021 e sem qualquer menção a protocolo sanitário específico para o certame.

Na tarde desta terça-feira (09.02), um novo pedido de realização do evento, dessa vez assinado pela comissão eleitoral, trouxe detalhes sobre o protocolo sanitário a ser adotado para a realização da assembleia geral.

Em se tratando de um evento de grande porte, a autoridade sanitária deliberou que as medidas preventivas elencadas no documento sejam vistoriadas nesta quarta-feira e, sendo aprovadas pelos órgãos de fiscalização, as eleições possam ser realizadas a partir da quinta-feira, 11 de fevereiro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor