Salgueiro desiste de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil; Náutico deve herdar vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 03/02/2021 às 15:20
X

O Salgueiro encaminhou ofício a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nesta quarta-feira, afirmando que está desistindo de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. A alegação do clube sertanejo é a crise financeira que atingiu o interior do Estado, e consequentemente,  a falta de patrocínios. Dessa maneira, o Náutico deve herdar a vaga do Carcará nas duas competições por causa do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

> Fique por dentro de tudo da Copa do Nordeste

LEIA MAIS

> Vice-prefeito explica corte de patrocínio ao Salgueiro: “Estamos dando prioridade ao postos de saúde”

> Em comunicado, Salgueiro justifica saída das copas do Nordeste e do Brasil

> Náutico aguarda posição da CBF sobre vagas do Salgueiro no Nordestão e Copa do Brasil

> FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil

> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa

> Empresário afirma que existe “boa possibilidade” do zagueiro Genilson defender o Náutico

> Vice-presidente diz que só “falta o Athletico” para Náutico acertar renovação do goleiro Anderson

> Diógenes Braga admite que Náutico errou ao manter a maioria do elenco campeão da Série C

> Executivo de futebol Ari Barros confirma acerto com o Náutico

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda precisa oficializar a desistência do Salgueiro no Nordestão e Copa do Brasil. O repórter Igor Moura, da Rádio Jornal, teve acesso ao documento enviado pela diretoria sertanejo ao presidente da FPF, Evandro Carvalho.

"Resolveu, por unanimidade, a diretoria do nosso clube formalizar perante vossa senhoria, não só para o devido conhecimento da FPF, mas, também, para encaminhar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de que o nosso clube não disputará a edição da Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2021", escreveu o Salgueiro.

"Assim, sendo solicitado que a FPF adote medidas necessárias, no âmbito estadual e junto a CBF, para efetivar a retirada do nosso clube das duas competições citadas. Esperamos tão logo que possamos promover uma reestruturação financeira, voltamos a disputar as citadas competições nas próximas edições", completou.

TIMBU

Confirmada a desistência do Salgueiro, o Náutico ganha um grande "presente" do Salgueiro. Isso porque na temporada 2021 o clube alvirrubro iria disputar apenas o Pernambucano e o Série B. Além do calendário enxuto, a direção do Timbu também não teria as grandes cotas de participação da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Assim, também deve gerar um fôlego financeiro para o time vermelho e branco neste semestre.

Procurado pela reportagem do Blog do Torcedor, o presidente do Timbu, Edno Melo, afirmou que soube da notícia quando a imprensa veiculou e pregou cautela neste momento. "Temos que esperar o oficial porque essa informação ainda é oficiosa. A CBF não falou nada, a FPF também não. Vamos aguardar para não comemorar uma coisa que não vai acontecer", disse.

Segundo Edno, caso se confirme, o Náutico "estará totalmente preparado" para acrescentar as duas competições ao seu planejamento para a temporada.

O programa na Cara do Gol desta quarta-feira (3) abriu justamente falando sobre essa polêmica da desistência do Salgueiro das Copas do Nordeste e do Brasil. Veja o debate abaixo:

SUPRESA

A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.

"Só quem pode falar sobre isso é o presidente (José Guilherme). Chegamos para treinar agora à tarde (quarta-feira) e ficamos sabendo da decisão. Não conversamos com ele, não consegui falar. Nem sei direito o que está acontecendo. Estava dando o treino e acabou agora", afirmou Tamandaré.

FEDERAÇÃO

O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.

"O clube é uma entidade privada, com prerrogativa de autonomia plena, concedida na Lei Pelé. Então, o clube pode exercer esse direito e não precisa justificar nada à federação. Basta comunicar, é um direito de natureza privativa. Aceitamos e encaminhamos para a CBF e para a Liga", disse em entrevista ao JC.

Frisando que a decisão do Salgueiro em não participar das competições não afeta em nada a FPF, Evandro Carvalho também destacou que não sabe o que acontecerá com as vagas. "Uma vaga é da Liga (do Nordeste), ela que resolve. A oura vaga é da CBF, ela que resolve. Não tenho a menor ideia e não me envolvo", enfatizou.

2020

A desistência do Salgueiro quebra a expectativa criada após o inédito título estadual de 2020. O Carcará desbancou o Santa Cruz na final do Pernambuco e conquistou a vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Os outros dois clubes pernambucanos que irão participar das competições são os rivais Sport e Santa Cruz.

As participações do Leão e a Cobra Coral foram conquistadas pelo bom posicionamento no ranking da CBF. No caso, na frente do Náutico, que estava ficando fora dos torneios. O Tricolor do Arruda ainda teve que participar da fase preliminar do Nordestão e, nessa terça-feira, garantiu a vaga na fase de grupos após eliminar o Itabaiana.

POSICIONAMENTO

PREFEITURA

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de melhorar a estrutura do sistema de saúde da cidade. Esses são os principais motivos que levaram a Prefeitura de Salgueiro a cancelar o patrocínio destino ao clube do município. É o que garantiu o vice-prefeito Edilton Carvalho (Podemos) em entrevista ao repórter Filipe Farias, da Rádio Jornal. Ele também fez questão de frisar que a atual gestão continua apoiando a equipe e atual campeã de Pernambuco, inclusive, pagando as contas de água e energia da agremiação. Outro detalhe revelado foi uma notificação da Promotoria que classificou como "ilegal" o investimento no time.

CONFIRA

Nenhuma descrição disponível.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor