FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 03/02/2021 às 18:34
X

O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.

LEIA MAIS

>> Náutico aguarda posição da CBF sobre vagas do Salgueiro no Nordestão e Copa do Brasil

>> Salgueiro protocola desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil; Náutico pode ficar com vagas

>> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa

Até o momento, nenhuma das duas instituições se manifestou sobre o caso. Em um primeiro momento, o nome do Náutico, terceiro colocado no Campeonato Pernambucano de 2020 - que teve o Salgueiro campeão e o Santa Cruz vice - surgiu como herdeiro natural dessas vagas, mas Evandro garante que a FPF não tem poder de decidir sobre isto e que, neste caso, o papel da Federação é apenas informar a CBF e a Liga da decisão do Carcará.

"O clube é uma entidade privada, com prerrogativa de autonomia plena, concedida na Lei Pelé. Então, o clube pode exercer esse direito e não precisa justificar nada à federação. Basta comunicar, é um direito de natureza privativa. Aceitamos e encaminhamos para a CBF e para a Liga", disse em entrevista ao JC.

Frisando que a decisão do Salgueiro em não participar das competições não afeta em nada a FPF, Evandro Carvalho também destacou que não sabe o que acontecerá com as vagas. "Uma vaga é da Liga (do Nordeste), ela que resolve. A oura vaga é da CBF, ela que resolve. Não tenho a menor ideia e não me envolvo", enfatizou.

Quanto às cotas de participação nas copas do Nordeste e do Brasil, Evandro detalhou que a FPF "não recebe cota, não paga cota e não faz absolutamente nada", referente aos recursos dessas duas competições. Ele também negou a informação especulada de que o Salgueiro teria recebido um empréstimo da Federação, feito tendo como garantia as cotas das duas copas.

SUPRESA

A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.

"Só quem pode falar sobre isso é o presidente (José Guilherme). Chegamos para treinar agora à tarde (quarta-feira) e ficamos sabendo da decisão. Não conversamos com ele, não consegui falar. Nem sei direito o que está acontecendo. Estava dando o treino e acabou agora", afirmou Tamandaré.

CONFIRA

Nenhuma descrição disponível.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor