Sport recebe Flamengo na Ilha do Retiro em partida fundamental para ambos na Série A

Imagem do autor
Cadastrado por

Blog do Torcedor

Publicado em 01/02/2021 às 6:40
X

Por Marcelo Aprígio

Sport inicia, diante do Flamengo, uma sequência dura nesta reta final da Série A do Brasileirão, quando encara seis adversários contra os quais conquistou apenas uma vitória e um empate no primeiro turno. Nesta segunda-feira (1º), o Leão recebe o clube carioca na Ilha do Retiro, às 20h, em jogo válido pela 33ª rodada da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Restando seis rodadas para o término da competição, Sport e Flamengo fazem um confronto que tem peso fundamental para o futuro das equipes na Série A.

Se por um lado a partida é importante para consolidar as pretensões do time pernambucano em se afastar da zona de rebaixamento, por outro, é essencial para o Flamengo, que tenta chegar vivo na luta pelo título depois de vencer o Grêmio, na quinta-feira, e saltar para a segunda posição na tabela. No entanto, com a vitória do Atlético-MG sobre o Fortaleza, os cariocas caíram para terceiro lugar, atrás do clube mineiro e do Inter.

LEIA MAIS

> Ewerthon ganha espaço e vira a mais nova promessa da base do Sport

> Veja a lista de jogadores relacionados pelo Flamengo para jogo contra o Sport

> No Recife para jogo contra o Sport, Flamengo é recepcionado com festa por torcedores no hotel

O Sport está em 16º e vem de vitória sobre o Bahia na última rodada, mas está um ponto atrás do Tricolor - que empatou com o Vasco neste domingo - e tem a mesma pontuação do Fortaleza - primeira equipe no Z-4. Com isso, a equipe pernambucana se garantiu fora da zona da degola por mais uma rodada. Apesar disso, o Leão sofre pressão pelo resultado positivo para ficar mais folgado na tabela, o cenário, porém, está distante de indicar uma mudança de característica do Sport para a partida, segundo o técnico Jair Ventura.

"Temos que saber quem vamos enfrentar, como ele joga, as principais características, pontos falhos para explorar. Você pode mudar alguma coisa ou outra, mas você não pode mudar completamente o que você trabalha por conta dos seus adversários. Pode ter uma estratégia um pouco diferente dentro de cada jogo que a gente faz. Mas respeitar os pontos fortes e explorar os pontos frágeis, isso que a gente vai fazer durante todo nosso campeonato", comentou Jair Ventura.

Jair Ventura sabe da importância do jogo para o Sport. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Dentro do elenco do Leão da Praça da Bandeira, porém, a partida é encarada como uma final. "Tem que ter espírito de final. Não temos tempo para ficar comemorando, já é outra pedreira. Mas pode ter certeza que o Flamengo também está preocupado, porque vai jogar aqui na Ilha. Estamos sem a nossa torcida, mas o clima é diferente do Rio, o campo é diferente, estamos na nossa casa, então temos que nos impor", frisou Thiago Neves, decisivo nas últimas quatro vitórias do time na competição.

Opinião parecida tem o lateral esquerdo Júnior Tavares. Para ele, no confronto, o Sport precisa ter a mesma postura que teve durante o segundo tempo do jogo contra o Bahia, quando dominou o adversário e conseguiu vencer. “É mais uma final para a gente, sem dúvida. Vamos encarar esse jogo com a mesma seriedade e ainda mais do que foi contra o Bahia, porque a gente sabe da importância que é esse jogo”, avaliou ele.

Em relação ao time que ganhou do Bahia, Jair Ventura deve realizar apenas uma mudança. O volante Marcão recebeu o terceiro cartão amarelo e Ronaldo Henrique é a principal opção. O atacante Hernane Brocador, que contraiu a covid-19, já foi liberado pelo DM e está à disposição.

Flamengo

A vitória em Porto Alegre por 4x2 sobre o Grêmio elevou o moral flamenguista, principalmente pela boa atuação de Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa. O primeiro chegou a ter anunciada a sua transferência para o futebol árabe, enquanto o segundo passou vários jogos no banco de reservas.

Entre os destaques para a partida está o provável retorno do goleiro Diego Alves, peça chave para Rogério Ceni. Afastado devido a uma lesão na coxa, desde dezembro do ano passado, o atleta deve pelo menos retornar pelo menos ao banco de reservas e garantir experiência ao grupo rubro-negro. Diego vai passar por exames e, se tiver condições físicas, vai reassumir a titularidade. Seu último jogo foi em 20 de dezembro, no Maracanã, na vitória por 4 a 3 sobre o Bahia, em 20 de dezembro.

Ficha técnica

Sport: Luan Polli; Raul Prata, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Ronaldo Henrique, Betinho, Thiago Neves e Patric; Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Flamengo: Hugo; Isla, Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Rogério Ceni.

Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife

Horário: 20h.

Árbitro: Rafael Traci (SC)

Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Helton Nunes (SC)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor