Federação divulga punição de Messi após ser expulso na final da Supercopa da Espanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Klisman Gama

Publicado em 19/01/2021 às 19:06
X

AFP - O capitão do Barcelona, Lionel Messi, foi suspenso por dois jogos após ser expulso na final da Supercopa da Espanha no domingo passado, informou Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O atacante argentino recebeu o cartão vermelho na derrota por 3 a 2 na prorrogação da decisão contra o Athletic Bilbao, depois de ter agredido o jogador do time adversário, Asier Villalibre, provavelmente levado pela frustração.

O craque havia sido expulso por duas vezes pela seleção da Argentina, inclusive na Copa América 2019, mas nunca em 16 anos e 753 partidas pela equipe principal do Barcelona. "O Barcelona apresentará recurso à sanção de Leo Messi", reagiu nesta terça o clube catalão, após receber a notícia da sanção.

O árbitro que expulsou Messi depois de consultar o VAR justificou a expulsão do astro por "acertar um adversário com o braço com força excessiva enquanto a bola estava em jogo, mas não à distância de ser tocado".

O craque argentino corria o risco de sofrer uma punição de um a doze jogos, dependendo da gravidade que seria considerada, mas o árbitro não mencionou agressão em sua descrição, o que pode tê-lo ajudado a receber uma penalidade leve.

LEIA MAIS

>> Milan anuncia contratação do experiente atacante Mandzukic

>> Benfica anuncia 17 casos de covid-19 e discute adiamento de jogos

>> Próximo adversário do Sport, Corinthians é goleado pelo Palmeiras

>> Arsenal mantém recuperação na Premier League e bate Newcastle

Ação sem "consequências danosas"

Messi foi sancionado com base no artigo 123 do código disciplinar da RFEF, que prevê punições de um a três partidas para aqueles que se comportem "de maneira violenta por ocasião do jogo ou como consequência direta de algum lance do mesmo, desde que a ação origine risco, mas não sejam produzidas consequências danosas ou lesivas".

Esta é a primeira vez que Messi é expulso do Barcelona, após 753 jogos, embora já tivesse recebido o vermelho em uma ocasião quando jogou com a subsidiária do Barça em 2005 em uma partida da segunda divisão B, equivalente à terceira divisão do futebol espanhol.

Em sua carreira na elite, Messi só havia sido expulso duas vezes pela seleção argentina, na estreia pela 'Albiceleste' e na semifinal da última Copa América, no Brasil, em 2019, contra o Chile, após uma discussão com Gary Medel.

Se a sanção for confirmada, Messi terá que cumprir sua sanção na partida do Barcelona na Copa do Rei contra o Cornellá na quinta-feira e no jogo do campeonato espanhol contra o Elche no próximo domingo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor