Martelotte destaca sentimento de frustração após Santa Cruz não classificar para a Série B

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 17/01/2021 às 21:38
X

Em sua quarta passagem pelo Santa Cruz, o técnico Marcelo Martelotte viveu com o clube, neste domingo (17), a frustração de chegar perto do acesso à Série B e não conseguir garantir a vaga. Martelotte voltou ao clube em setembro de 2020, quando a competição ainda estava na 6ª rodada. Guiou a equipe coral por uma classificação tranquila na primeira fase, mas amargou um quadrangular que terminou com o Santa em terceiro lugar do grupo, com oito pontos, permanecendo por mais um ano na terceira divisão.

LEIA MAIS 

>> Santa Cruz vence o Brusque no Arruda, mas não garante acesso para a Série B

>> Após eliminação na Série C, Santa Cruz vira alvo de brincadeiras nas redes sociais 

>> Torcedores do Santa Cruz se exaltam e promovem vandalismo após permanência na Série C

"Acho que a nossa primeira obrigação, e eu falando em nome do grupo, é pedir desculpas ao torcedor pelo nosso objetivo principal não alcançado", iniciou. "O resultado final, o acesso, que é o que o clube buscava, deixa esse sentimento de frustração, deixa a gente decepcionado, principalmente porque, apesar de bons momentos, apesar de boas atuações, apesar de terminar bem a competição, o jogo de hoje, a gente não alcançou o objetivo e assim a decepção é grande", disse em entrevista após o jogo.

O primeiro jogo de Martelotte na área técnica tricolor foi contra o Remo, no dia 13 de setembro, que terminou com vitória do Santa Cruz por 1 a 0. Naquele momento, o time estava na segunda posição do grupo A da Série C, com dez pontos.

O Santa teve oito vitórias, três empates e duas derrotas na primeira fase da competição sob o comando do treinador. Mas a segunda fase foi que complicou a vida da equipe. Com apenas uma vitória, dois empates e duas derrotas no quadrangular, o Santa chegou à última rodada precisando vencer o Brusque e contar com uma combinação de resultados e placares do jogo entre Ituano x Vila Nova. A vitória tricolor até veio e por um placar de 3 a 1. Mas em São Paulo, o Vila Nova venceu o Ituano por 1 a 0.

"Todos nós estamos realmente muito decepcionados, muito tristes pela situação que ocorreu nesse final de competição, lembrando que ainda é uma competição de 2020 - um ano muito difícil para todos nós. Difícil para o Santa Cruz também porque teve uma campanha boa, um ano bom, onde as conquistas não vieram, então é difícil fazer uma análise de uma competição onde você liderou toda primeira fase, fez a melhor campanha, entrou em um grupo difícil, equilibrado, onde todos os times tiveram muita dificuldade de pontuar. Acabou se classificando com uma pontuação mais baixa e infelizmente na última rodada chegamos sem depender apenas do nosso resultado", analisou.

Mais do que número de jogos e vitórias, empates ou derrotas, o quarto encontro entre clube e treinador também foi marcado por momentos delicados fora do gramado. Enquanto o mundo inteiro enfrenta uma pandemia que exige das pessoas ficar em casa e evitar aglomerações, o futebol precisou abrir mão de ter os torcedores nas arquibancadas.

Além disso, o próprio treinador viveu um drama pessoal, ao perder a esposa. Renata Guido lutava contra um câncer e faleceu no dia 30 de dezembro, vítima da doença. Martelotte chegou a ficar um ano e meio afastado do futebol, antes de voltar a trabalho Santa Cruz, para acompanhar a esposa no tratamento do câncer.

O treinador comandou a equipe Coral pela primeira vez em 2013, quando conquistou o Campeonato Pernambucano. Depois entre 2015 e 2016, quando conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro. A última passagem antes do retorno em 2020, havia sido em 2017, uma temporada em que a Cobra Coral disputava a Série B e amargou um rebaixamento antecipado para a Série C.

Mesmo com a frustração de não conseguir o acesso, Martelotte e o Santa Cruz ainda têm outro compromisso pela frente: o Itabaiana, pela pré-Copa do Nordeste. O jogo de ida acontece no dia 26 de janeiro, às 21h30, no Etelvino Mendonça, em Sergipe, e o jogo da volta é no dia 2 de fevereiro, também às 21h30, no Arruda. Depois disso, se Martelotte fica ou não no Tricolor, ainda não se sabem.

"É difícil falar disso, nesse momento principalmente. Todos sabem do carinho que eu tenho pelo Santa Cruz, da maneira como eu trabalho, do meu profissionalismo, então até por toda essa história dentro do clube, para mim é difícil falar nesse momento. É realmente um sentimento de muita tristeza, muita decepção. Eu pessoalmente tinha uma grande expectativa com relação à essa competição, com relação a esse acesso, e é lógico que quando ele não vem existe uma decepção, mas eu sempre coloquei em primeiro lugar o Santa Cruz, sempre pensei no clube então a gente ainda não tem uma perspectiva de como vai ser, acho que o clube também ainda não tem uma ideia", disse.

Martelotte lembrou também que no próximo mês haverá eleição no Santa Cruz, o que tem forte influência sobre a sua continuidade no clube. "Nesse momento é o momento ainda de lamber as feridas, sentir realmente a decepção pelo resultado não alcançado, pelo objetivo que a gente deixou pelo caminho, mas a gente sabe que o futebol é muito dinâmico e a partir dessa semana a gente já tem que começar a pensar messe desafio, nesse obstáculo que é esse confronto com o Itabaiana para que a equipe possa entrar de vez na Copa do Nordeste que é uma competição muito importante para o clube", concluiu.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor