Bundesliga vive fim de semana de Champions League com grandes confrontos

Imagem do autor
Cadastrado por

Klisman Gama

Publicado em 08/01/2021 às 7:35
X

AFP - Borussia Mönchengladbach-Bayern de Munique na sexta-feira e Borussia Dortmund-RB Leipzig no sábado: a Bundesliga oferece uma 15ª rodada de gala com confrontos entre os quatro times alemães que disputam as oitavas de final da Liga dos Campeões.

O atual campeão europeu e da Bundesliga, o Bayern de Munique, vai visitar o Mönchengladbach no jogo que abrirá a rodada no fim de semana do futebol alemão.

O 'Gladbach' não foi mal neste prestigioso jogo nos últimos anos, que nos anos 1970 representava o grande clássico da Alemanha.

Na última temporada, o time foi o último a derrotar o Bayern em dezembro (2 a 1), antes que os bávaros emendassem uma sequência de invencibilidade que os levou a conquistar a Liga dos Campeões em agosto.

Do ponto de vista dos resultados está tudo correndo bem para o Bayern, mas a equipe dá sinais de cansaço desde novembro. No domingo passado sofreu um 2-0 no primeiro tempo contra o Mainz, penúltimo na tabela, antes de encerrar a partida fazendo 5-2.

Incomum para um líder da tabela, o Bayern sofreu o primeiro gol da partida em seus últimos oito jogos do campeonato, mas acabou com cinco vitórias e três empates. Mas o 'Rekordmeister' tem um seguro de vida: Robert Lewandowski.

LEIA MAIS

>> Partida da semifinal da Copa Sul-Americana é suspensa por casos de covid-19

>> Karim Benzema será julgado em caso de chantagem a Valbuena por vídeo sexual

>> Ex-Cruzeiro, Alex Apolinário não sobrevive à parada cardíaca e morre em Portugal

>> Bahia solta o verbo contra Comissão de Arbitragem após gol anulado de Gilberto

O 'Jogador Fifa de 2020' marcou 19 gols nas primeiras 14 rodadas (13 partidas disputadas). Um ritmo que lhe permitiria, se conseguir mantê-lo até o final, superar um recorde que era tido como eterno do lendário Gerd Müller, que marcou 40 gols em uma temporada na Bundesliga na temporada 1971-72.

A única dúvida para o técnico Hansi Flick é se ele vai poder contar com o atacante Serge Gnabry, com dores na tíbia.

No caso de uma vitória sobre o Mönchengladbach, Flick poderia atingir a barreira dos 100 pontos em 39 jogos. Um recorde alcançado por seu antecessor, Pep Guardiola.

Para o Borussia Mönchengladbach, o carismático técnico Marco Rose terá seu atacante Alassane Pléa, mas não poderá contar com sua outra pérola francesa, Marcus Thuram.

O jovem atacante, filho do campeão mundial de 1998 Lilian Thuram, está cumprindo uma suspensão de cinco jogos por ter cuspido em um adversário.

O 'Gladbach' sofreu em novembro e dezembro com o encadeamento de jogos da Champions e da Bundesliga, e ocupa a 7ª colocação, 12 pontos atrás do Bayern.

Mas eles venceram cinco dos últimos doze jogos diante do gigante bávaro, com dois empates e cinco derrotas. Um equilíbrio contra o Bayern do qual poucas equipes podem se orgulhar

No sábado, as outras duas equipes que disputam a Liga dos Campeões se enfrentam no estádio do Leipzig (2º, a dois pontos). A equipe de Julien Nagelsmann é favorita contra o Dortmund (4º), que terá de mostrar os efeitos positivos da substituição de Lucien Favre no banco em meados de dezembro.

Na parte de baixo da tabela, o Schalke, que recebe o Hoffenheim (13º), vai igualar um recorde negativo se não vencer: o dos 31 jogos consecutivos sem vitória na primeira divisão, marca negativa alcançada na temporada 1965-66 pelo Tasmania Berlim, hoje na 5ª divisão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor