publicidade
08/01/21
Fotos: Ivan Storti/Santos e Cesar Greco/AG Palmeiras
Fotos: Ivan Storti/Santos e Cesar Greco/AG Palmeiras

Após 14 anos, Copa Libertadores da América pode ter mais uma final entre times brasileiros

08 / jan
Publicado por Klisman Gama em Futebol Internacional às 18:12

A Copa Libertadores da América se encaminha para a grande final a ser disputada no dia 30 de janeiro, no Maracanã. Grande parte da torcida brasileira quer ver, pela terceira vez na história, uma final entre clubes locais. E é bastante plausível que o derby entre Palmeiras e Santos abrilhante a decisão do campeonato. Para isso, a dupla paulista deve fazer sua parte na próxima semana, nos jogos da volta das semifinais. O Verdão recebe o River Plate na Allianz Arena nesta terça (12), às 21h30, com transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT para TV aberta em Pernambuco e em todo o país. Enquanto que o Peixe encara o Boca Juniors na Vila Belmiro na quarta-feira (13), às 19h15.

LEIA MAIS

>> Neymar desfalca PSG na Ligue 1 e é dúvida para Supercopa da França

>> Bundesliga vive fim de semana de Champions League com grandes confrontos

>> Partida da semifinal da Copa Sul-Americana é suspensa por casos de covid-19

Há 14 anos não acontece uma final de Copa Libertadores da América entre dois clubes brasileiros. A última vez ocorreu em 2006, entre Internacional x São Paulo, com o título colorado. A anterior foi justamente em 2005, quando o Tricolor Paulista enfrentou o Athletico Paranaense e a taça ficou no Morumbi. De lá para cá, a chance de um encontro entre brasileiros na decisão surgiu apenas em 2018. Curiosamente, o Palmeiras estava envolvido também, mas enfrentou o Boca Juniors. Na outra semifinal, estavam Grêmio e River Plate. Naquela edição, a final acabou sendo argentina, tendo o maior clássico das Américas em disputa pela primeira vez valendo o troféu da competição.

Para evitar que os “hermanos” consigam novamente esse feito na Libertadores, os clubes paulistas têm missões difíceis, mas acessíveis. O Palmeiras, principalmente, por ter vencido o River em Buenos Aires por 3×0 em uma grandiosa atuação coletiva. Liderados pelo técnico português Abel Ferreira, os Alviverdes chegam para a partida da volta em melhores condições e tendo a vantagem em mãos. Enquanto que o Santos conseguiu segurar o ímpeto do Boca na La Bombonera e garantiu o empate em 0x0, ainda que prejudicado pela arbitragem, ao não ter assinalado um pênalti claro em cima do atacante Marinho. Em casa, o Alvinegro santista quer aproveitar a grande fase do seu ponta, que é o destaque do time na temporada.

Finais brasileiras na Copa Libertadores da América

2005 – São Paulo x Athletico Paranaense. Campeão: São Paulo;

2006 – Internacional x São Paulo. Campeão: Internacional.


FECHAR