Santa Cruz fica no empate com Ituano no Arruda e cai para terceiro lugar

Imagem do autor
Cadastrado por

Blog do Torcedor

Publicado em 03/01/2021 às 20:27
X

Por Marcelo Aprígio

Não foi dessa vez que o Santa Cruz conseguiu desencantar e vencer dentro de casa. Após empatar com Ituano em 1x1, na noite deste domingo (3), em jogo válido pela quarta rodada do quadrangular final da Série C, o clube coral completou quatro jogos sem vencer no Arruda. Com o empate, Ituano e Santa Cruz ficam em segundo e terceiro do Grupo C, respectivamente, com cinco pontos, atrás do Brusque-SC, com seis, que está no topo do grupo desde o último sábado (2). O clube do interior paulista está na frente da equipe coral, por ter cinco gols marcados, um a mais que o Santa Cruz - ambos têm zero de saldo. Assim, a igualdade no Arruda mantém o Grupo C completamente embolado.

Diferente da última partida, o Tricolor saiu na frente no placar, ficou com um homem a menos, com a infantil expulsão de Bileu ainda na etapa inicial, e segurou o placar até a metade do segundo tempo, quando o Galo rubro-negro subiu o ritmo, sufocou a Cobra Coral e conseguiu o empate.

Jogadores do Santa Cruz entraram com faixas em homenagem ao técnico Marcelo Martelotte e ao volante Tinga, que perderam familiares nesta semana. O time do Ituano também usou faixas em solidariedade. O próximo jogo do Santa será contra o Vila Nova, sábado (9), em Goiânia.

O jogo

O duelo entre Santa Cruz e Ituano iniciou um pouco amarrado, sem muitas chances reais de gol para ambas as equipes, em virtude da boa marcação feita pelos dois lados. Apesar disso, aos dois minutos, o Tricolor já teve a primeira oportunidade após puxar um bom contra-ataque e Didira deixar de calcanhar para Chiquinho arriscar. O goleiro do Galo rubro-negro, Edson, porém, defendeu.

O Ituano tentou dar uma resposta aos três minutos, com Kadu, que tentou finalizar de meia bicicleta, mas não pegou direito na bola. No minuto seguinte, o clube paulista buscou cobrança ensaiada de falta na área do Santa Cruz, mas Didira bloqueou.

Passados 14 minutos, numa jogada perigosa, Didira cruzou na área, Danny Morais cabeceou para o segundo pau, mas os jogadores do Santa Cruz não conseguiram alcançar a bola a tempo para balançar as redes. O Ituano respondeu aos 19 minutos com Kadu em cruzamento que buscou Mateus Criciúma, mas Leonan subiu com jogador do time de Itu e a bola acabou saindo para tiro de meta.

Aos 23 minutos, o Tricolor abriu o placar com Didira, que puxou contra-ataque na ala direita e achou um passe excelente para Victor Rangel, que tocou no ponto futuro para passagem e apoio do Leonan. O jogador coral cruzou e, no contrapé da defesa do Ituano, a bola achou Didira, que apareceu para finalizar jogada com chute, sem chances para o goleiro Edson.

Dois minutos depois, na tentativa de achar um gol, Correa chutou de fora da área, mas a bola sobe demais. O relógio já marcava os 27 minutos quando Mateus Criciúma recebeu pela direita e tentou um cruzamento, mas a bola foi direto até Maycon Cleiton, que segurou.

Sem conseguir marcar na partida, o Ituano teve uma de suas chances mais reais após cobrança de escanteio, quando Léo Santos subiu alto para cabecear, no entanto, não encontrou o caminho das redes, e a bola passou do lado do gol do arqueiro tricolor.

O Santa Cruz tentou ampliar o placar, mas desperdiçou uma chance aos 38 minutos, quando Pipico recebeu na frente de Edson, mas atrasou e não finalizou. Suéliton chegou junto do atacante coral, que caiu, pedindo pênalti. A arbitragem, porém, mandou o jogo seguir.

Precisando consolidar o resultado para ficar menos pressionado na disputa pelo acesso, o Tricolor do Arruda ficou com um homem a menos após Bileu, em três minutos, receber dois cartões amarelos e ser expulso aos 41. Depois disso, o Ituano, que passou cerca de 40 minutos praticamente sem criar, ganhou fôlego e pressionou o Santa Cruz nos minutos finais da primeira parte do jogo, com Eduardo Lopes limpando a marcação e finalizando de canhota com perigo, já nos acréscimos da primeira etapa da partida.

Segundo tempo

No intervalo, o comandante tricolor, Marcelo Martelotte, buscou opções para o contra-ataque, na tentativa de não deixar o meio exposto ao colocar em campo Lourenço e André, dois atletas que costumam ajudar na marcação. Eles entraram nos lugares de Pipico e Victor Rangel, respectivamente. A cobra coral teve que abrir mão dos dois atacantes de área por conta da expulsão do Bileu.

Já o Bergantin visou explorar o jogo aéreo ao escolher Bruno Mota para entrar na vaga de Eduardo Lopes. A primeira atuação do jogador ocorreu logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando Pacheco cruzou procurando Bruno Mota, mas Toty cortou. A essa altura, o Galo rubro-negro, aproveitou a vantagem numérica dentro de campo e começou a pressionar o Santa Cruz, que se fechou em duas linhas defensivas.

Aos sete minutos, após cruzamento na área do Santa Cruz, William Alves falhou e Taliari aproveitou para girar, mas o chute saiu errado. O tricolor tentou puxar um contra-ataque com Leonan, mas ele perdeu a bola e acabou fazendo falta em Suéliton. O Santa Cruz buscou nova resposta aos 13 minutos com William Alves tentando lançamento para Chiquinho, mas já era marcado o impedimento do tricolor.

Sem desafogo por parte dos corais, a partida virou ataque contra defesa, e aos 32, os visitantes, após muito martelar, chegaram ao gol de empate, com André Castro.

Num belo lance na reta final, aos 44 minutos, Lourenço quase decidiu a partida. O atacante tricolor em uma jogada individual contra cinco adversários encheu o pé de fora da área e levou muito perigo ao gol do Ituano, acertando com força o travessão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor